Etiquetas

sábado, 31 de outubro de 2015

AINDA QUE MAL, de Carlos Drummond de Andrade




Ainda que mal pergunte, 
ainda que mal respondas; 
ainda que mal te entenda, 
ainda que mal repitas; 
ainda que mal insista, 
ainda que mal desculpes; 
ainda que mal me exprima, 
ainda que mal me julgues; 
ainda que mal me mostre, 
ainda que mal me vejas; 
ainda que mal te encare, 
ainda que mal te furtes; 
ainda que mal te siga, 
ainda que mal te voltes; 
ainda que mal te ame, 
ainda que mal o saibas; 
ainda que mal te agarre, 
ainda que mal te mates; 
ainda assim te pergunto 
e me queimando em teu seio, 
me salvo e me dano: amor. 



Carlos Drummond de Andrade faria hoje 113 anos. Aniversário improvável, mesmo numa época em que a longevidade humana bate recordes. Escolhi este poema para o homenagear, em primeiro lugar porque gosto muito dele; depois porque o texto do poeta brasileiro demonstra como a repetição consegue criar beleza, ritmo e não menoriza o conteúdo.
Neste poema, Drummond de Andrade trabalha a partir da repetição duma expressão longa e nada poética – “ainda que mal” -, contudo, através dela aproxima-nos da poesia, revelando que as minudências do quotidiano também são elegíveis para a pena do poeta.
A repetição cria o ritmo acelerado de um diálogo inexistente para o escritor brasileiro revelar que a força do amor triunfa sobre um extensa lista de pequenas grandes contrariedades. A vida sempre esteve cheia de “emboras”, de “mas” e muitos “ainda que mal”, a questão é como reagir a eles. Com a força do amor, tudo parece mais fácil, porque sem ele, “ainda que bem” faça quase tudo, o resultado sabe sempre a derrota.

Há tantas maneiras e formas de amar que, ainda que “mal nos pareça”, emperramos a vida por culpa própria, querendo tirar os mas e os embora do caminho, quando eles estão lá, precisamente, para tornar mais saborosa a nossa vitória. 
Gabriel Vilas Boas



Sem comentários:

Enviar um comentário