Etiquetas

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

LOVE ME DO, The Beatles


No início do outono de 1962, George Martin, o magnífico produtor dos Beatles, toma uma decisão histórica na carreira dos Beatles: decide que o single de estreia devia seria “Love Me Do” e não “How do you do it?”. A canção escrita do Lennon e McCartney conheceu a luz do dia a 5 de outubro de 1962 e tornou-se num êxito viral que catapultou o grupo de Liverpool para uma fama nunca sonhada.
A letra é simples mas de uma eficácia brutal.
Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do

Someone to love
Somebody new
Someone to love
Someone like you



O grande truque musical que levou ao enorme êxito desta canção dos Beatles foi a sugestão de George Martin ao grupo: era de todo conveniente que a guitarra fosse substituída por uma harmónica que Lennon tão bem tocou, dando à primeira grande criação dos Beatles uma sonoridade inovadora, alegre, descontraída. Agora Parece evidente, mas as grandes ideias acabam sempre por se revelar as mas simples.
Voltando à letra, ela é o pedido mais importante e crucial que alguém deseja fazer a quem ama. E no amor como em tudo o que é relevante na vida, a grande sofisticação está na simplicidade.
A escolha inicial dos Beatles acabou por se revelar certeira e definidora de uma carreira excecional onde a temática do Amor e da Paz sempre foram dominantes.
“Love Me Do” não tem a doçura de Yesterday nem a força da mensagem de All you Need is Love, nem a beleza filosófica de Imagine, mas tem, certamente, a limpidez e a verdade de um pedido irrecusável, que tantas vezes dissemos com um olhar ou por mil palavras, esperando um retorno grandioso.
Entre pessoas que se amam, um pedido deste nunca é recusado.
Gabriel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário