Etiquetas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A SENTENÇA DOS RÉUS DE NUREMBERGA

A 1 de Outubro de 1946, dezoito nazis com cargos de chefia foram condenados por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Gilbert, um psicólogo americano que observou estes réus durante o julgamento, tomou nota das suas reações. Entre eles figuravam, Hermann Goering, o chefe da Luftwaffe; Joachim von Ribbentrop, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Hitler; Albert Speer, o arquiteto-administrador; e Rudolf Hess, o antigo braço-direito de Hitler.
Eis as palavras de G. M. Gilbert:

«Goering foi o primeiro a descer e a encaminhar-se para a sua cela, pálido e impenetrável, com os olhos a saltar. “A morte!”, disse ele, deixando-se cair no catre e pegando num livro (…)
Quando Goering se recompôs o suficiente para falar, disse que esperava naturalmente a pena de morte e estava satisfeito por não ter sido condenado a prisão perpétua porque os condenados a prisão perpétua numa se tornam mártires. Mas não havia na sua voz nenhum resquício da antiga e confiante fanfarronice. Goering parece entender, finalmente, que a morte nada tem de divertido quando é o próprio que vai morrer.
Hess entrou, emproado, a rir-se com nervosismo e afirmou que nem sequer prestara atenção, portanto não sabia qual era a sentença e mais nem isso lhe interessava.

Ribbentrop chegou, horrorizado, e começou a andar à volta da cela, aturdido, murmurando “A morte! A morte! Agora não poderei escrever as minhas belas memórias. Tsk! Tsk! Tanto ódio!” Depois sentou-se, completamente destroçado, e olhou para o ar….
Speer soltou uma gargalhada nervosa. “Vinte anos. Bem, é justo. Não podiam aplicar-me uma sentença mais leve, considerando os factos e não me posso queixar. Eu disse que as sentenças tinham de ser severas, e admiti a minha cota parte de culpa, por conseguinte seria ridículo queixar-me do castigo.»
O julgamento de Nuremberga foi o primeiro filme que vi, mal cheguei à faculdade. Lembro-me perfeitamente do dia da semana e da hora. O que me impressionou no filme foram as imagens abomináveis dos campos de concentração, das câmaras de gás, dos corpos esqueléticos amontoados como lixo e retirados com recurso a caterpillars, para se mais rápido e eficaz, como explicou um alemão. Ainda hoje recordo a frieza da explicação e quanto isso me gela o coração. Não prestei atenção às figuras do III.º Reich. Não valiam a pena. As palavras de Gilbert, excetuando o caso de Speer, apenas confirmam que a História teve a infeliz sorte de se ter cruzado com tão horríveis criaturas.

Gabriel Vilas Boas 

Sem comentários:

Enviar um comentário