Etiquetas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A BATALHA DE TRAFALGAR, 1805



«Sua Senhoria veio ter comigo à popa, e depois de ordenar o envio de certos sinais, por volta de um quarto para o meio-dia, disse: “Senhor Pasco, quero transmitir à armada que A INGLATERRA TEM CONFIANÇA QUE TODOS CUMPRIRÃO O SEU DEVER.” E acrescentou: “Tem de ser rápido, pois tenho mais um a enviar, que não pode demorar.” Respondi: “Se vossa senhoria me permitir que substitua confiança por expectativa, o sinal será enviado em breve porque o termo expectativa, consta do vocabulário, e o termo confiança tem de ser soletrado.” Sua Senhoria respondeu à pressa e com aparente satisfação: “Pode ser, Pasco, faça isso já.” – John Pasco, Sinaleiro, Hms Victory, 1805.

As célebres palavras de encorajamento do Vice-almirante Lord Nelson à sua armada, transmitidas no recém-introduzido sistema de sinalização por telégrafo, foram seguidas pelas suas igualmente famosas: «Envolvam mais o inimigo», quando comandava a primeira das duas linhas britânicas num ataque pela direita ao centro da linha franco-espanhola.
A sua tática, destinada a dispersar a armada inimiga e a tirar partido do seu poder de fogo superior, alterou os pressupostos tradicionais em relação à guerra naval e transformou a napoleónica batalha naval de Trafalgar, perto de Gibraltar, numa série de combates individuais.  

A nau capitaneada por Nelson, HMS Victory, envolveu-se numa luta cerrada com o segundo navio da linha francesa, o Redoutable. Quando os navios se embrenharam na luta, Lorde Nelson foi atingido na espinha por um tirador empoleirado no cordame francês. Transportado para baixo, a sua morte tornou-se lendária.
Entre as suas últimas palavras, tal como contou o cirurgião de bordo William Beattie, contam-se um apelo a favor da sua amante Emma Hamilton (“Tomem conta da pobre Lady Hamilton”). Já as suas derradeiras palavras foram sobre a sua vida na Royal Navy: «Graças a Deus, cumpri o meu dever.»

O corpo de Lord Nelson regressou a Inglaterra para o funeral, e a sua reputação como herói, que garantira o domínio naval britânico durante um século, consolidou-se de forma definitiva e até lendária.

Sem comentários:

Enviar um comentário