Etiquetas

sábado, 15 de abril de 2017

LEGALIZAR AS CLAQUES? NÃO! ILEGALIZÁ-LAS E JÁ.


Quando é que uma claque de futebol é notícia? Quando faz porcaria!
Quase ninguém se lembra de uma coreografia ou de um cântico dos Super Dragões, dos No Name Boys ou da Juve Leo que não contenham um insulto ao adversário ou ao árbitro. Todas as mensagens que passam tresandam a desprezo, ódio, estupidez no seu estado mais puro.
Alguns condescendem e dizem que criam ambiente, outros referem que estão legalizadas.


Legalizar as claques? Não! Ilegalizá-las e rapidamente. Elas são ilegais, imorais e anormais, por natureza. Uma claque legalizada é uma nódoa feia na lei.
Quando legalizamos uma claque de futebol não fazemos mais do que colocar o rótulo de “gente” a um bando de marginais que rouba e vandaliza estações de serviço; que insulta, amedronta e agride adeptos rivais; que vão de cidade em cidade descarregar o seu mau perder nas montras, cafés e restaurantes; que rouba descaradamente e impunemente; que só circula nos estádios dos clubes rivais enjaulados numa caixa de segurança formada pela polícia de intervenção; que usa, abusa e conspurca o nome de cubes centenários com práticas desprezíveis.


Foi isso que alguém legalizou há uns anos e que muitos defendem como solução para os dias de hoje. Eu não quero ver os No Name Boys legalizados! Eu quero alguns deles bem longe do estádio da Luz. O seu benfiquismo é doentio, porque jamais foi desportivismo.
Por que tenho de tolerar que trafiquem droga e não sejam presos? Por que tenho de pagar polícias que os escoltem para não andar à pancada com gangues rivais? Por que tenho de aceitar ou justificar que desejem a morte a jogadores ou adeptos rivais em cânticos ignóbeis?


Tenho, porque há gente que lhes passa a mão no pêlo, que lhes acha graça, que lhes paga as viagens e as portagens, que lhes compra bilhetes que obtiveram de graça, que os defende nas redes sociais e nos jornais, que acha que a sua animalidade congénita é só uma sátira de mau gosto. Não é. È um abuso da nossa liberdade, uma degradação da nossa cidadania.

As claques não fazem falta ao futebol nem ao desporto em geral. Não procurem legalizar os No Name Boys, mas antes ilegalizar as outras claques. Eles não nos permitem ser adeptos saudáveis, antes nos tornam, a cada dia que passa, pessoas profundamente irracionais.

1 comentário:

  1. Totalmente de acordo.
    Apoiar claques de futebol é dar corda à arruaça, tolerar a indisciplina e abençoar a impunidade do vandalismo!!!

    ResponderEliminar