Etiquetas

quarta-feira, 26 de abril de 2017

CAETANO VELOSO NO PORTO

Fotografia de Anabela Magalhães

O QUE É QUE O BAIANO TEM?

Mesmo aos 74 anos de idade, Caetano Veloso continua a cantar e encantar o público português, lotando as salas por onde passa. Aconteceu novamente ontem, no Porto, no Coliseu, e por isso, a esta hora, Caetano Veloso sobe novamente à mais nobre sala de espetáculos da cidade portuense.

Caetano Veloso só fez a segunda parte, porque antes a surpreendente Teresa Cristina encheu a sala com a sua voz potente, cristalina, delicada e afinada. 




Entre as várias canções que escolheu para o seu show, ficou-me no ouvido aquele “O Mundo É Um Moinho”, com o seu sábio o tocante refrão
Ouça bem, Amor,
Presta atenção: O mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir suas ilusões a pó”.


Depois veio o senhor da noite. Calmo e penetrante como o mar da Baia, de perna cruzada, pegou seu violão e foi desfiando algumas pérolas de uma carreira cheia de êxitos. Aquela voz de menino do Rio hipnotiza qualquer um. Caetano é esse menino que ainda provoca arrepio, pois nos faz sonhar com aquilo que sai da sua viola e da sua voz.
Caetano tem voz e coração de “Leãozinho” que todos gostam de ouvir cantar, como se de um amigo se tratasse. Ele é muitos sendo um, tanto traz o samba do Rio como a ternura da Baia. Ele é o cantor internacional e viajado e ao mesmo tempo o maior embaixador do tropicalismo brasileiro. No fundo, ele é “o vento que lança a areia do Saara, / sobre os automóveis de Roma/ a sereia que dança / A destemida lara”

Claro que nos cegas, Caetano. Com o teu Reconvexo (que a tua irmã canta melhor…) ou com aquele SOZINHO, sussurrado por todo o Coliseu numa comunhão de alma lindíssima. Quantas vezes no silêncio da noite, não penso em você ou nos vocês que me trazes à memória?

Com Caetano “Tudo está certo – dois e dois são cinco. /Cinco!” Deve ser por isso que Teresa Cristina disse que “Caetano é Foda”. Mesmo com 74 anos, depois de assistir a um espetáculo do homem, uma pessoa tem de concordar. 
GAVB


Sem comentários:

Enviar um comentário