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quarta-feira, 25 de maio de 2016

APRENDER HISTÓRIA OU APRENDER COM A HISTÓRIA?



«A História tal como é ensinada nas escolas, versa grande parte sobre as guerras, grandes controvérsias políticas, extensões territoriais e outros assuntos do mesmo género. Quando fui aos nossos livros de História Americana para saber como os nossos antepassados gradaram a terra, descobri que os historiadores não percebiam nada de grades [utensílios agrícolas]. No entanto, o nosso país dependia mais de grades do que de armas ou discursos pomposos.» Henri Ford, Chicago, 1916

Há precisamente cem anos, o fabricante de automóveis Henri Ford escandalizava o mundo ao chamar «inútil» à História, tal como ela era ensinada. Ao contrário de Ford, não acho que uma História que não dá primazia à vida quotidiana seja inútil, mas penso que as palavras de Ford merecem uma atenção cuidada.

 Para que serve a História? Para aprendermos com ela. E temos aprendido com a História? É claro que temos aprendido muito pouco com a História.
Como diria o padre António Vieira, a culpa ou é do sal (História) que não salga (ensina) ou da terra (pessoas) que não se deixa salgar (ser ensinada). É fácil e cómodo responsabilizar as pessoas, mas penso que a História não está isenta de culpas.

Na escola, promovemos o conhecimento dos factos, queremos que os alunos os relacionem mas evitamos que procurem tirar ilações deles. Têm de os dominar, mas não têm de se pronunciar sobre eles. Dizemos que isso seria introduzir a opinião/subjetividade em algo que se pretende objetivo, mas acho que tal asserção é uma atitude cobarde.

Houve factos maus e factos bons e é conveniente assentarmos ideias sobre o que foi luz e o que foi sombra na lâmina do tempo. O nazismo defendia o extermínio dos judeus e isso foi mau; a escravatura não foi apenas um facto histórico que perdurou durante séculos, mas essencialmente uma indignidade eivada de enorme maldade. O mundo conheceu duas grandes guerras durante o século XX e isso foi catastrófico, porque a guerra é indiscutivelmente má e só aparentemente resolve problemas.
Quando a humanidade se permite repetir, em três décadas, dois conflitos bélicos à escala global, revela estupidez.
Acho importante aprender História, mas o essencial é aprender com a História, porque um Homem que só sabe História nem de História sabe. A História que aprendemos na escola corre o risco de se tornar aquela inutilidade anunciada por Ford se apenas se detiver no passado e abdicar de influenciar o futuro.

Gabriel Vilas Boas

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