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quinta-feira, 14 de maio de 2015

VÉNUS E MARTE DE BOTTICELLI


 Têmpera e óleo sobre madeira, 69x173, ca. 1485

Atualmente existem muitos e bons museus em todo o mundo, mas o NATIONAL GALLERY DE LONDRES tornou-se num lugar de culto para alguns historiadores de arte na medida em que é um museu exclusivamente dedicado à pintura.
O elevado conceito que o museu goza entre os peritos de arte em todo o mundo advém da excelente qualidade das pinturas, tanto do ponto de vista dos autores a que pertencem como pelo estado de conservação em que se encontram.

A grande coleção de pinturas do National Gallery de Londres é objeto de revisões periódicas por parte do departamento de conservação e restauro do próprio museu.
Ter a possibilidade de admirar obras de Duccio, Ucello, Boticelli, Piero della Francesca, Rafael e Leonardo junto a alguns artistas flamengos como Van der Weyden ou Van Eyck é maravilhoso, mas se é possível ainda acrescentar pinturas de Caravaggio, Rubens, Rembrandt, El Greco e Velasquez, para citar apenas alguns nomes, esta experiência converte-se em algo realmente extraordinário.

Hoje escolho um quadro de Botticelli, VÉNUS E MARTE

Na pintura aparecem representados Vénus, deusa do amor e Marte, deus da guerra. A obra é uma alegoria à beleza e ao amor, representados por Vénus, e à bravura e à guerra, representados por Marte. O tema é o triunfo do amor sobre a guerra. Este facto fica patente no gesto e na postura de Vénus, que observa o seu amante Marte, o qual aparenta estar profundamente adormecido. Enquanto alguns pequenos sátiros brincam com a armadura do deus da guerra, um deles tenta, em vão, acordá-lo, soprando através de um búzio, no seu ouvido. Note-se a suave e ideal expressão do rosto de Marte, que parece estar entregue a um sono profundo.

Em relação a Vénus, Botticelli prefere destacar a grande sensualidade e precisão das roupas da deusa do amor, deixando entrever através delas as formas de uma bela mulher.
Em torno da cabeça de Marte aparecem algumas vespas a voar. Não se sabe para quem Botticelli pintou este quadro, no entanto, a representação das vespas talvez faça alusão à família Vespucci, de cujo escudo de armas fazem parte estes mesmos insetos. Por conseguinte, a obra de Botticlli podia tratar-se de uma oferta para um membro desta família.
Também se colocou a possibilidade de as vespas poderem fazer alusão a que nos prazeres do amor pode haver dor. 
O formato oblongo e temático representado na obra fizeram pensar tratar-se de um quadro destinado à decoração de um quarto, utilizado, eventualmente, como cabeceira de uma cama. No entanto, o quadro de Botticelli está em Londres e não num qualquer quarto dum homem muito rico e todos podemos admirar a excelência do talento do pintor florentino.

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