Têmpera e óleo sobre madeira, 69x173, ca. 1485
Atualmente existem
muitos e bons museus em todo o mundo, mas o NATIONAL GALLERY DE LONDRES
tornou-se num lugar de culto para alguns historiadores de arte na medida em
que é um museu exclusivamente dedicado à pintura.
O elevado conceito que
o museu goza entre os peritos de arte em todo o mundo advém da excelente
qualidade das pinturas, tanto do ponto de vista dos autores a que pertencem
como pelo estado de conservação em que se encontram.
A grande coleção de
pinturas do National Gallery de Londres é objeto de revisões periódicas por
parte do departamento de conservação e restauro do próprio museu.
Ter a possibilidade de
admirar obras de Duccio, Ucello, Boticelli, Piero della Francesca, Rafael e
Leonardo junto a alguns artistas flamengos como Van der Weyden ou Van Eyck é
maravilhoso, mas se é possível ainda acrescentar pinturas de Caravaggio,
Rubens, Rembrandt, El Greco e Velasquez, para citar apenas alguns nomes, esta
experiência converte-se em algo realmente extraordinário.
Hoje escolho um quadro
de Botticelli, VÉNUS E MARTE
Na pintura aparecem
representados Vénus, deusa do amor e Marte, deus da guerra. A obra é uma
alegoria à beleza e ao amor, representados por Vénus, e à bravura e à guerra,
representados por Marte. O tema é o triunfo do amor sobre a guerra. Este facto
fica patente no gesto e na postura de Vénus, que observa o seu amante Marte, o
qual aparenta estar profundamente adormecido. Enquanto alguns pequenos sátiros brincam
com a armadura do deus da guerra, um deles tenta, em vão, acordá-lo, soprando
através de um búzio, no seu ouvido. Note-se a suave e ideal expressão do
rosto de Marte, que parece estar entregue a um sono profundo.
Em relação a Vénus,
Botticelli prefere destacar a grande sensualidade e precisão das roupas da
deusa do amor, deixando entrever através delas as formas de uma bela mulher.
Em torno da cabeça de
Marte aparecem algumas vespas a voar. Não se sabe para quem Botticelli pintou
este quadro, no entanto, a representação das vespas talvez faça alusão à família
Vespucci, de cujo escudo de armas fazem parte estes mesmos insetos. Por
conseguinte, a obra de Botticlli podia tratar-se de uma oferta para um membro
desta família.
Também se colocou a
possibilidade de as vespas poderem fazer alusão a que nos prazeres do amor pode
haver dor.
O formato oblongo e
temático representado na obra fizeram pensar tratar-se de um quadro destinado à
decoração de um quarto, utilizado, eventualmente, como cabeceira de uma cama. No entanto, o quadro de Botticelli está em Londres e não num qualquer quarto dum homem muito rico e todos podemos admirar a excelência do talento do pintor florentino.
Gosto especialmente deste pintor do renascimento...
ResponderEliminar