Etiquetas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O AZULEJO NA ARQUITETURA





A meio deste verão, visitei o Museu do Azulejo, em Lisboa. Foi uma extraordinária surpresa perceber quão antiga e riquíssima era história do azulejo em Portugal. Hoje, é para mim claro que o azulejo é uma das expressões mais fortes da Cultura em Portugal e uma das contribuições mais originais do génio dos portugueses para a Cultura Universal.
Atualmente, o azulejo ultrapassou a mera função utilitária e perfila-se como uma intervenção poética na criação de arquiteturas e de cidades.
 A partir da segunda metade do século XX começam a surgir propostas arrojadas que integram o azulejo em modernos projetos de arquitetura e urbanismo.
Os ladrilhos hidráulicos, azulejos portugueses e o patchwork de azulejos, tornaram-se ícones na decoração, ainda que haja alguma confusão de conceitos.

Feito a mão, peça por peça, o ladrilho hidráulico ou piso hidráulico  é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve o seu apogeu entre finais do século XIX e meados do século XX. Pelas mãos do artesão, as cores são colocadas uma a uma, em moldes confecionados com precisão de uma peça de ourivesaria. 
Com azulejos diferentes, e sem repetição de peças, o patchwork de azulejos  é uma mistura de azulejos coloridos, muitas vezes antigos e encontradas em cemitérios de azulejos. Hoje em dia também encontramos muitas empresas de cerâmica e porcelanato que já fabricam linhas de patchwork; o Azulejo Português é um azulejo feito da mesma maneira que os outros, a diferença é que o padrão de desenho é a cor azul.
Antigamente, os azulejos eram usados somente em construções religiosas, hoje, os azulejos portugueses voltaram a ser moda e aos poucos conquistou o mundo da decoração.
Como já referi, o ladrilho hidráulico pode ser usado tanto na parede como no chão, já os azulejos não são tão resistentes, sendo indicados apenas para revestir paredes. Mas os dois são ótimas opções para alegrar e diferenciar o ambiente.
Existem modelos que combinados formam desenhos padronizados e que descombinados, formam um desenho único para sua casa!
Para quem optar por ladrilhos hidráulicos, as opções são ainda mais variadas, já que se pode desenhar o próprio modelo e mandar reproduzi-lo.




São os azulejos que fazem da estação de S. Bento um das mais belas do mundo, são os azulejos que transmitem uma arquitetura moderna a muitas estações do metro lisboeta, é o ladrilho hidráulico que conquista terreno nas mais modernas propostas de decoração de interiores, dando corpo a uma onda retrô, cheia de originalidade e sofisticação.

Gabriel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário