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quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DA ARTE, DA PINTURA, DA ATMOSFERA EM LEONARDO DA VINCI


“Das coisas mais escuras que o ar, será de menor obscuridade a que estiver mais afastada; das coisas mais claras que o ar, será de menor brancura a que estiver mais afastada da vista.”
Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci, A Virgem, o Menino e Santa Ana, óleo s/madeira,  Museu do Louvre
Leonardo dispensa apresentações. Nascido em Vinci, a 15 de abril de 1452, fruto de uma relação ilegítima que não impediu que recebesse uma educação esmerada no seio da família paterna, à boa maneira da burguesia toscana da época, aprofunda aí as suas capacidades intelectuais em distintas áreas como a literatura, a música e as artes figurativas, transformando-se rapidamente num verdadeiro humanista.
O século XV não havia ainda terminado e já Leonardo escrevera grande parte do seu tratado, um verdadeiro programa da arte do séc. XVI. Entre muitas outras coisas, aí afirma que o pintor deve ser universal e que não lhe pode bastar o conhecimento da forma humana pois todos os aspetos da natureza devem ser por ele conhecidos: "… as neblinas, as chuvas, o pó, os fumos, a transparência das águas e as estrelas do céu.”.
Leonardo vai assim distinguir três espécies de perspetiva “de linha, de cor, de execução”. É observando a natureza, como investigador da física atmosférica em atenção permanente das alterações da cor e da nitidez das formas vistas à distância que ele vai chegar à gradação da luz, em sfumatos nunca pensados e admiráveis pela grande beleza estética e precisão científica.
Isso mesmo podemos ver na obra A Virgem, o Menino e Santa Ana, onde Leonardo evidencia o seu gosto pela paisagem e por representar nas suas pinturas “…névoas, águas transparentes e montanhas distantes.”
Leonardo percebe ao observar a natureza que as sombras não são negras, mas sim azuis. Reconhece que o amarelo e o vermelho se valorizam com a luz enquanto o verde e o azul atingem, segundo ele, o seu valor máximo à sombra. Como os franceses, descobre  o “valeur de la couleur". Mas Leonardo não ama a cor. Continua a privilegiar a natureza humana que coloca na atmosfera, que imagina na atmosfera…Leonardo ama a sombra, como refere diversas vezes:
“Presta atenção quando caminhares pela estrada ao cair da noite, ao rosto de homens e mulheres; mesmo quando está mau tempo, quanta graça e doçura neles se reflete…a luz é demasiado crua, o demasiado escuro não deixa ver, o meio termo é bom.

Leonardo da Vinci, A Virgem dos Rochedos, óleo s/madeira, Museu do Louvre

Como podemos ver na sua obra A Virgem dos Rochedos, que me deliciou numa das minhas últimas visitas ao Louvre, Leonardo faz uma declaração de amor à sombra que tanto lhe apraz, numa mística delicada plena de sensibilidade e harmonia. Esta ligeira bruma confere uma intimidade quase onírica ao cenário que envolve as personagens.

Leonardo da Vinci, La Gioconda, óleo s/madeira, Museu do Louvre


Mas a delicadeza maior do sfumato por ele conseguido  está em La Gioconda. As camadas em transparência de tinta são de uma suavidade que nos toca e fascina. Fascinante o sorriso, a lembrar o sorriso arcaico tão ao gosto da Grécia Antiga. Intrigante o ideal de beleza projetado, curiosa a ausência de traços marcantes de personalidade. E o olhar. Esse permanece envolto em gradação de mistério; para mim, foi sempre um olhar despido, frio de sentimentos. Incomodou-me sempre. Leonardo que me perdoe.
Rosa Maria Alves da Fonseca

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