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domingo, 5 de março de 2017

O ENGODO DAS DISCIPLINAS SEMESTRAIS


Mais uma vez, de uma maneira informal, o Ministério da Educação pôs a circular notícias que dão conta da sua intenção em transformar as disciplinas de História e Geografia em disciplinas semestrais, tendo os alunos durante uma parte do ano Geografia e noutra parte História.
A ideia de um ano letivo dividido em semestres é muito querida entre os Diretores Escolares; já de pais, alunos e professores nunca o ME quis saber a opinião.
Atualmente um professor de História ou Geografia tem 100 minutos (duas aulas de cinquenta minutos) semanais para cumprir o extenso programa do 7.º e 8º anos, por exemplo. O tempo nunca é suficiente e nisso todos concordam. Talvez por isso, o ME prometeu aumentar o tempo dedicado à História. Ora isso significa, pelo menos, mais 50 minutos. Essa ideia pareceu sempre mais sólida do que diminuir o programa da disciplina, o que a acontecer implicaria o aval dos professores de História. Como o processo de consulta não está a decorrer, não deve estar para breve a concretização desse corte.

Agora façamos um exercício simples: atualmente temos 100 minutos + 50 minutos (prometidos) de História, durante todas as semanas do ano. Ao passarmos a disciplina para semestral, teríamos de ter seis tempos letivos semanais de História (ou Geografia), para os alunos do 7.º ano e oito tempos para os alunos do 9ªano. Acham que será isto que vão propor? Não me parece…
A passagem de História e Geografia a disciplinas semestrais é capaz de servir para pôr de lado a promessa de aumentar a carga letiva efetiva das duas disciplinas ou até de a diminuir.
O ME da Educação não fala em aumento de horas letivas para os alunos, mas adianta que pretende dar mais aulas a História, a Geografia, às Expressões e ainda introduzir Área Projeto e Educação para a Cidadania. Isto significará sempre mais quatro ou cinco tempos letivos. De onde é que eles sairão? De Português, de Matemática? É possível. E o resto de onde virá?
Ou muito me engano ou os professores de História terão de dar o mesmo programa em três aulas de 50 minutos, mas apenas durante um semestre. Em vez de aumentarem 50% o tempo da disciplina ainda vão acabar por diminui-lo…

GAVB

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