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terça-feira, 28 de março de 2017

CARROS COM NOME E COM HISTÓRIA


Quase toda a gente sabe que o nome Ferrari provém do apelido do fundador da marca automóvel mais apaixonante de sempre – Enzo Ferrari. Muitos saberão que Armand Peugeot criou, em 1882, um marca de carros de sucesso e outros tantos sabem que o nome Citroën provém do fundador André Citroën.
Mas quantos saberão qual a origem do nome Mercedes? Ou Cadillac? E Volvo, sabem qual a origem?

Começo pela marca sueca que os chineses compraram e que fazia a delícia dos arquitetos portugueses. O nome «Volvo» significa, em latim, Eu guio.
E já que tenho o volante nas mãos, guio-vos até à origem de nome «Chevrolet»… o apelido do fundador. Muito original, de facto! Por falar em apelidos, o fundador da Audi tinha como apelido Horch. Como queria internacionalizar a marca resolveu socorrer-se do latim e mandou traduzir o seu apelido. Deu «Audi», que significa algo como Ouvi.

E nós ouvimos, vemos, conduzimos e não podemos ignorar que se trata de um carro de eleição. Tal como o «Saab» é (ou era). Provavelmente não sabem, mas «Saab» é o acrónimo de Svenska Aeroplan Aktiebolaget. Ficaram-se por «Saab»… e foi uma decisão... sábia.

Ainda no reino dos acrónimos temos mais quatro marcas: a BMW, a SEAT, a FIAT, a MG. Se no caso dos alemães se entende, pois eles têm uma língua intragável, nos outros descobriremos a origem geográfica das marcas. FIAT significa Fabbrica Italiana Automobili Torino enquanto SEAT quer dizer Sociedade Española de Turismo. BMW é o acrónimo de Bayeriche Motoren Werke, que é como quem diz em alemão “Fábrica de Motores da Baviera”. Estes alemães sempre foram melhores a produzir carros do que a inventar nomes. Sui generis é a explica do MG: Morris Garage. Um acrónimo mínimo, mas cheio de estilo.

Não sei se a DAEWOO tem muito ou pouco estilo, mas tem um nome com grandes pretensões. Qualquer coreano sabe que “Daewoo” significa Grande Universo. Por falar em universal, a melhor maneira de terminar é explicar que Mercedes é o nome de uma menina que nada tem a ver com carros, nem com fabricantes de carros. Era a filha de Emil Jellinek, um austríaco apaixonado por carros e corridas. Foi dele as primeiras encomendas à DMG. Depois de obrigar os fabricantes a produzir carros mais potentes para ele competir nas suas loucas corridas automóveis, sob o nome de “Mercedes” (nome da sua filha de dez anos), chegou a um acordo de comercialização com a DMG e nos primeiros anos do século XX nasceu a Mercedes-Benz.

GAVB 

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