Quase toda a gente sabe que o nome Ferrari provém do
apelido do fundador da marca automóvel mais apaixonante de sempre – Enzo Ferrari.
Muitos saberão que Armand Peugeot criou, em 1882, um marca de carros de sucesso
e outros tantos sabem que o nome Citroën provém do fundador André Citroën.
Mas quantos saberão qual a origem do nome Mercedes? Ou
Cadillac? E Volvo, sabem qual a origem?
Começo pela marca sueca que os chineses compraram e que
fazia a delícia dos arquitetos portugueses. O nome «Volvo» significa, em latim,
Eu guio.
E já que tenho o volante nas mãos, guio-vos até à origem de
nome «Chevrolet»… o apelido do fundador. Muito original, de facto! Por falar em
apelidos, o fundador da Audi tinha como apelido Horch. Como queria internacionalizar
a marca resolveu socorrer-se do latim e mandou traduzir o seu apelido. Deu
«Audi», que significa algo como Ouvi.
E nós ouvimos, vemos, conduzimos e não podemos ignorar que
se trata de um carro de eleição. Tal como o «Saab» é (ou era). Provavelmente
não sabem, mas «Saab» é o acrónimo de Svenska Aeroplan Aktiebolaget. Ficaram-se
por «Saab»… e foi uma decisão... sábia.
Ainda no reino dos acrónimos temos mais quatro marcas: a
BMW, a SEAT, a FIAT, a MG. Se no caso dos alemães se entende, pois eles têm uma
língua intragável, nos outros descobriremos a origem geográfica das marcas. FIAT
significa Fabbrica Italiana Automobili
Torino enquanto SEAT quer dizer Sociedade
Española de Turismo. BMW é o
acrónimo de Bayeriche Motoren Werke, que é como quem diz em alemão “Fábrica de
Motores da Baviera”. Estes alemães sempre foram melhores a produzir carros do
que a inventar nomes. Sui generis é a explica do MG: Morris Garage. Um acrónimo
mínimo, mas cheio de estilo.
Não sei se a DAEWOO tem muito ou pouco estilo, mas tem um
nome com grandes pretensões. Qualquer coreano sabe que “Daewoo” significa Grande Universo. Por falar em universal,
a melhor maneira de terminar é explicar que Mercedes é o nome de uma menina que
nada tem a ver com carros, nem com fabricantes de carros. Era a filha de Emil
Jellinek, um austríaco apaixonado por carros e corridas. Foi dele as primeiras
encomendas à DMG. Depois de obrigar os fabricantes a produzir carros mais
potentes para ele competir nas suas loucas corridas automóveis, sob o nome de “Mercedes”
(nome da sua filha de dez anos), chegou a um acordo de comercialização com a
DMG e nos primeiros anos do século XX nasceu a Mercedes-Benz.
GAVB
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