Etiquetas

domingo, 31 de julho de 2016

DESCOBRINDO PICASSO NO EL BORN (BARCELONA)


Instalado no típico bairro do El Born (um dos mais charmoso de Barcelona, onde ruas estreitas, edifícios antigos e lojas, bares e restaurantes modernos coabitam pacificamente), o Museu Picasso é uma visita obrigatória para quem passa uns dias em Barcelona ou não fosse Pablo Picasso um pintor mundialmente conhecido.
O Museu, inaugurado há mais de cinquenta anos, ocupa cinco belíssimos palácios góticos, interligados entre si, para albergar as 3.800 obras de Picasso.



Jaime Sabertés (grande amigo de Picasso e principal impulsionar do museu) queria que este espaço ficasse em Málaga (terra natal do artista), mas o pintor preferiu Barcelona, intuindo que o seu Museu teria muitos mais visitantes se tivesse na cidade de Gaudi, Domèneche i Montaneri ou Puig Cadafalk.
A grande atração da coleção permanente é a série de reinterpretações do famoso quadro de Velasquez, As Meninas (cujo original está no El Prado, em Madrid), em paralelo com os valiosos e surpreendentes quadros que Picasso pintou na sua adolescência. Surpreende qualquer visitante verificar que Picasso pintava quadros tão belos e com tanta técnica aos 13/14 anos. Há uma série de retratos, principalmente ligados à família e círculo de amigos, onde se perceciona que o jovem Pablo tinha um dom fabuloso para a pintura.


Antes, o visitante é fica estupefacto com a série de desenhos de Pablo Picasso, onde o denominador comum são as mulheres em pose eróticas e o pintor Degas, muitas vezes ridicularizado entre prostitutas.
A coleção permanente do Museu percorre cronologicamente todos os períodos da obra de Picasso, apresentando vários quadros dos períodos da sua obra: período azul, período rosa, período africano e cubismo (analítico e sintético).



É também possível ver no Museu Picasso esculturas e peças em cerâmica do autor de Guernica, mostrando quanto o malaguenho era multifacetado.

O único senão que encontro neste museu é não ter no seu espólio algumas das principais obras do autor como Guernica, que devia estar em Barcelona, já que é o quadro mais famoso de Pablo Picasso.

Gabriel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário