Etiquetas

terça-feira, 30 de junho de 2015

AO SOM DE... MUSORGSKY




Ainda falando de pintura na música e na forma como esta é influenciada por aquela, lembrei-me de uma das obras mais belas e emblemáticas para piano que tem sido interpretada por inúmeros pianistas e foi até orquestrada por Maurice Ravel.
Trata-se da obra impressionista “Quadros de uma exposição”, composta pelo russo Modest Musorgsky em homenagem ao seu amigo arquiteto e pintor Victor Hartman, um ano após o falecimento deste.



Musorgsky (1839-81)  descreve em sons, um passeio pela exposição de Victor Hartman, onde são apreciados dez quadros, ligados entre si por um tema inicial a que chamou “promenade” e por quatro interlúdios. Não se trata de uma simples descrição dos quadros, já que o compositor deu vida e corpo a cada uma das imagens, fazendo uso das qualidades do som que explorou magnificamente.


A suite para piano “Quadros de Uma Exposição”, composta em 1874 é constituída pelas seguintes partes: 

1. ”Gnomus” (Gnomo)
2. ”Il Vecchio Castello” (O Castelo Medieval)
3. ”Tuileries” (Tulherias) 
4. ”Bydlo” (Carro de Bois) 
5. ”Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques” (Bailado dos pintainhos dentro das suas cascas) 
6. ”Samuel Goldenberg und Schmuyle” 
7. ”Limoges, Le Marché” (O Mercado em Limoges)
8. ”Catacombae, Sepulcrum Romanum” (Catacumbas, Sepulcro Romano) 
9. ”La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule” (A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha)
10. ”La Grande Porte de Kiev” (A Grande Porta de Kiev) 

Musorgsky faz parte do grupo de compositores nacionalistas russos que ficou conhecido como “Grupo dos cinco”. Deste grupo faziam ainda parte Balakirev, César Cui, Borodin e Rimsky-Korsakov. Esta corrente teve início na segunda metade do século XIX e foram muitos aqueles que aderiram ao nacionalismo musical em diferentes países, aliando a música de tradição ocidental e erudita com a música de raiz popular. Para Musorgsky, esta combinação foi muito fácil de estabelecer, pois tinha recebido da sua mãe as primeiras aulas de piano e com a sua ama tomou contacto com a música popular.
Para audição, ficamos com o notável pianista russo, Evgeny Kissin que interpreta magistralmente esta obra.
Margarida Assis

Sem comentários:

Enviar um comentário