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quinta-feira, 11 de junho de 2015

A CRIADA DE COZINHA, de VERMEER


Johannes Vermeer é um famoso pintor holandês do século XVII. Não são muitos os dados que dispomos sobre a vida do famoso autor de “Rapariga com Brinco de Pérola”. Sabemos que ingressou no Grémio de São Lucas de Delft ainda antes de fazer vinte anos. Pintava à razão de dois quadros por ano e por isso a obra deste pintor que chegou até nós é apenas composta por 34 telas, muitas delas estão em mãos de particulares.
As suas obras representam interiores domésticos holandeses, protagonizados sobretudo por mulheres a trabalhar, a ler ou a tocar um instrumento.
O seu domínio da pintura a óleo dotou as suas composições de um ambiente leve e atemporal que o diferencia de outros autores do género, como é o caso do seu contemporâneo Pieter de Hooch.
Uma das obras de Vermeer que o Museu de Rijks de Amesterdão mais se orgulha de possuir é a CRIADA DE COZINHA, propriedade do museu há mais de um século e adquirida com a ajuda da Sociedade de Rembrandt.
Este quadro é um dos mais célebres deste artista. Em 1719, o quadro ficou conhecido como “A famosa leiteira de Vermeer van Delft, artística”, pois o seu preço, nesse ano, atingiu importantes 175 florins, um valor muito elevado para a época.


Há outros autores, como Gerard Dou ou Nicolas Naes, que também abordam o tema das criadas nas suas pinturas, mas fazem-no com uma mordacidade ausente das composições de Vermeer. O pintor holandês, à semelhança de Pieter de Hooch, gosta de composições mais delicadas.
Nesta tela pode ver-se a criada deitar o leite de um jarro para uma grande tijela de barro de duas asas, de uma forma muito asseada. A criada, vestida com o seu vestido de trabalho, com uma touca, está a olhar para baixo completamente concentrada na sua tarefa, sem que nada a distraia.
A sala é de uma simplicidade acolhedora, estando todos os elementos relacionados com as tarefas da criada: na mesa está um pequeno pano azul que condiz com a saia da criada. Junto à tijela está um jarro de porcelana branca e azul, típico de Delft, que contrasta com a rusticidade dos restantes objetos, como a cesta de vime que está pendurada numa das paredes da divisão.
É interessante observar como Vermeer utilizava aquelas que seriam as suas cores preferidas: o azul e o amarelo nas suas diversas variações, alcançando a sua expressão máxima no já citado “Rapariga com Brinco de Pérola”.

Nesta composição do pintor holandês cabe salientar três pormenores. Junto à cesta de vime pendurada na parede, vê-se uma tijela dourada que, apresenta brilhos intensos, acentuando a capacidade de Vermeer para a recriação de qualquer elemento.
Por outro lado, o jorro de leite, vertendo para dentro da tijela de barro, é notável, pois possui uma espessura e textura quase táteis. Naquela época, o leite possuía conotações religiosas, sendo reconhecido como um alimento “puro”, na Bíblia.


Por último, a cesta, que se encontra sobre a mesa, e os pães, que estão espalhados sobre a mesma, têm um grande realismo, podendo o espetador ver as tranças da cesta, assim como as diversas texturas do pão. Este também possui alusões de caráter espiritual, pois Cristo chamou a si próprio “o Pão da Vida”.

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