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quinta-feira, 4 de junho de 2015

AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO, de BOSCH no MNAA


Trata-se de um dos melhores trípticos realizados por Bosch e é dedicado ao tema das Tentações de Santo Antão. Este tema era uma obsessão na sociedade medieval, pois aludia à luta entre Cristo e Satanás. No painel central pode observar-se o Santo rodeado pelas tentações da vida mundana. Santo Antão mostra-se sereno e implacável perante a proliferação de seres monstruosos que o rodeiam, tais como: leões, dragões, serpentes, ursos, pássaros, lobos e peixes imensos, não só neste painel, mas também nos painéis laterais do tríptico.
Nesta obra faz-se igualmente alusão aos rituais de bruxaria, considerados pelo Santo como sendo algo tentador – cavalgadas no ar, sacrifícios humanos, a missa negra – etc…
O pintor flamengo concebe o espaço composto por uma visão onírica. As tentações são um produto da imaginação do santo.

No painel lateral esquerdo narra-se o Voo e a queda de Santo Antão: na parte superior do quadro vê-se o Santo no ar, estando a ser transportado pelo diabo; no momento em que este o deixa cair – parte inferior da tela – Santo Antão é ajudado por monges caridosos.
O painel lateral direito é dedicado ao tema de Santo Antão e a rainha dos diabos. O Santo aparece perseguido por visões que aludem aos prazeres mundanos. Uma princesa possessa que se encontra junto a um tronco de uma árvore tenta seduzi-lo, incitando-o a que entre na sua casa, mas Santo Antão resiste as estas tentações graças à força da sua fé.
A gama cromática utilizada por Bosch é composta por cores de grande intensidade e variedade que contribuem para enfatizar o carácter visionário do tríptico. Depois de fechados, nos painéis do tríptico, podem ver-se representadas a tons de cinzento, duas cenas da Paixão de Cristo.

No painel central três elementos chamam a nossa atenção: um templo destruído, uma torre, seres grotescos.
À direita da composição deste painel central pode observar-se um templo destruído, em forma de cilindro, que está decorado por frisos onde se narram episódios do antigo testamento: a entrega das Tábuas da Lei de Moisés; a Adoração ao Bezerro de Ouro e o Regresso dos Enviados à Terra Prometida.
Dentro da torre em ruínas pode ver-se um altar do qual aparece um crucifixo, aludindo à única via possível para a salvação.




Entre os seres grotescos e horripilantes que aparecem representados no painel lateral esquerdo, pode destacar-se este pássaro com patins de gelo nas patas e que transporta no bico um papel, no qual se distingue a assinatura do pintor. 

Gabriel Vilas Boas

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