Trata-se
de um dos melhores trípticos realizados por Bosch e é dedicado ao tema das
Tentações de Santo Antão. Este tema era uma obsessão na sociedade medieval,
pois aludia à luta entre Cristo e Satanás. No painel central pode observar-se o
Santo rodeado pelas tentações da vida mundana. Santo Antão mostra-se sereno e
implacável perante a proliferação de seres monstruosos que o rodeiam, tais
como: leões, dragões, serpentes, ursos, pássaros, lobos e peixes imensos, não
só neste painel, mas também nos painéis laterais do tríptico.
Nesta
obra faz-se igualmente alusão aos rituais de bruxaria, considerados pelo Santo
como sendo algo tentador – cavalgadas no ar, sacrifícios humanos, a missa negra
– etc…
O
pintor flamengo concebe o espaço composto por uma visão onírica. As tentações
são um produto da imaginação do santo.
No
painel lateral esquerdo narra-se o Voo e a queda de Santo Antão: na parte
superior do quadro vê-se o Santo no ar, estando a ser transportado pelo diabo;
no momento em que este o deixa cair – parte inferior da tela – Santo Antão é
ajudado por monges caridosos.
O
painel lateral direito é dedicado ao tema de Santo Antão e a rainha dos diabos.
O Santo aparece perseguido por visões que aludem aos prazeres mundanos. Uma
princesa possessa que se encontra junto a um tronco de uma árvore tenta
seduzi-lo, incitando-o a que entre na sua casa, mas Santo Antão resiste as
estas tentações graças à força da sua fé.
A gama
cromática utilizada por Bosch é composta por cores de grande intensidade e
variedade que contribuem para enfatizar o carácter visionário do tríptico.
Depois de fechados, nos painéis do tríptico, podem ver-se representadas a tons
de cinzento, duas cenas da Paixão de Cristo.
No
painel central três elementos chamam a nossa atenção: um templo destruído, uma
torre, seres grotescos.
À direita
da composição deste painel central pode observar-se um templo destruído, em
forma de cilindro, que está decorado por frisos onde se narram episódios do
antigo testamento: a entrega das Tábuas da Lei de Moisés; a Adoração ao Bezerro
de Ouro e o Regresso dos Enviados à Terra Prometida.
Dentro
da torre em ruínas pode ver-se um altar do qual aparece um crucifixo, aludindo
à única via possível para a salvação.
Entre
os seres grotescos e horripilantes que aparecem representados no painel lateral esquerdo, pode
destacar-se este pássaro com patins de gelo nas patas e que transporta no bico
um papel, no qual se distingue a assinatura do pintor.
Gabriel Vilas Boas
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