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sexta-feira, 26 de junho de 2015

SALÃO DO BORDEL DA RUE DES MOULINS, de Toulouse-Lautrec


No sul de França, a pequena localidade a Albi ostenta, como um dos seus mais importantes pontos turísticos, o Museu Toulouse-Lautrec. Natural de Albi, Toulouse-Lautrec é um célebre pintor pós-impressionista francês que viveu no último terço do século XIX. Fruto de uma vida boémia, da dependência do álcool e da sífilis, a sua vida esfumou-se ao fim de 37 anos, mas Toulouse-Lautrec usou metade dela a pintar, a fazer desenhos e litografias de espetáculos de teatro e dos ambientes boémios de Paris, de que era um assíduo frequentador.


Obviamente o museu Toulouse-Lautrec alberga muitas das suas mais importantes obras. Hoje, quero destacar SALÃO DO BORDEL DA RUE DES MOULINS, pois é uma das obras mais relevantes do pintor e identifica um dos locais mais frequentados pelo artista francês.
Depois de realizar uma série de esboços iniciais, Lautrec pintou a obra definitiva. Trata-se de um óleo sobre tela, com dimensões médias ( 112x133 cm).
Nesta tela, várias prostitutas esperam os seus clientes no interior do bordel. As cinco mulheres encontram-se sentadas em sofás de veludo vermelho e apresentam as mais diversas atitudes enquanto esperam. Uma sexta mulher, de pé, aprece cortada à direita da tela, insinuando-se assim a continuidade do espaço local.

É curioso observar o recatado vestido rosa de uma delas, contrastando com as roupas ligeiras das suas companheiras. Este pormenor poderá indicar que se tratava, provavelmente, da Madame. Junto a ela poderá identificar-se Mireille, a preferida de Lautrec, que usou um vaporoso vestido azulado e sapatos de salto alto. A cor converteu-se num importante num importante recurso expressivo da tela, sendo a púrpura a protagonista.
Os sentimentos das mulheres transmitem-se através dos seus gestos e da expressão dos seus rostos. Mireille acomoda-se relaxada sobre o sofá enquanto a Madame encontra-se numa posição tensa. O rosto da primeira parece risonho e o da segunda preocupada. 

Quanto à composição, observa-se que a cena, ligeiramente descentrada, cria zonas livres que contribuem para conferir profundidade espacial ao conjunto, tal como sucede no primeiro plano. Atrás a sumptuosa e esboçada decoração de fundo, com imponentes colunas caneladas e outros ornamentos, uma abertura através da qual a luz, reforça a profundidade do local. Por fim, realçaria um pormenor, nesta tela, que me parece digno de nota. As posições das jovens transmitem o tédio de uma longa espera, antes de serem escolhidas por um cliente. Uma luz procedente do fundo ilumina os seus decotes, deixando os seus rostos numa suave penumbra.

Gabriel Vilas Boas

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