Alegoria à música - óleo sobre madeira - Jan Brueghel
Ao longo da história, a arte
pictórica cruzou-se com a arte musical, sendo esta, muitas vezes, o mote para
um desenho, um quadro a óleo, um fresco ou uma aguarela. Há quadros que
associamos a um período da história da música, pelo estilo utilizado ou pelos lugares
onde foram criados, mas há outros que apresentam uma iconografia musical, que
nos permite, através da pintura, conhecer as práticas musicais em uso numa dada
época.
Como poderíamos saber quais os instrumentos
usados na antiguidade, se não tivéssemos pinturas reproduzindo cenas musicais
dessa época? Quem tocava esses instrumentos? Que género de pessoas, em que
situações e para quem? Claro que a literatura vai dando uma ajuda mas a pintura
dá resposta a muitas destas perguntas, já que ao longo do tempo foi inspirando
inúmeros pintores que assim deixaram registos importantes para o conhecimento
da evolução dos instrumentos e da música. A representação pictórica da música
faz-se não só ao nível do real mas também do divino e simbólico, pois podemos
ver anjos que tocam em variadíssimas obras, sobretudo do renascimento e do
barroco.
Pintura mural do ano 40 a.C na Villa Boscoreale – Pompeia
Os
registos sonoros só surgiram nos finais do século XIX, o que significa que a
música desaparecia no exato momento em que era tocada. Restavam as partituras,
que com a notação parecida com a atual,
só apareceram no século XII. A música inspirou pintores de todos os períodos e
certamente continuará a inspirar, a sua
manifestação é que será necessariamente diferente.
O Anjo músico - Fra Angélico |
O Tocador de alaúde de Caravaggio
A música - óleo sobre tela - Henri Matisse |
A aula de música - óleo sobre tela, Vermeer |
O três músicos - óleo sobre tela - Pablo Picasso |
Instrumento musical – óleo sobre madeira, Amadeo de Souza-Cardoso
O Fado - óleo sobre tela - José Malhoa |
Tanto quanto se sabe, alguns
pintores tocavam instrumentos musicais. Leonardo da Vinci tocava lira, Henri
Matisse e Kandinsky tocavam violino.
“ A cor é um meio para exercer
uma influência direta sobre a alma. A cor é a tecla. A alma é o piano com
muitas cordas. O artista é a mão que por esta ou aquela tecla, faz vibrar
adequadamente a alma humana.” - Wassily Kandinsky
Margarida Assis
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