Etiquetas

terça-feira, 3 de março de 2015

VERSÃO MODERNA DO AUTO DA BARCA DO INFERNO - JOSÉ "FIDALGO" SÓCRATES




DIABO: Ó poderoso Sócrates, que coisa é esta? Que vos traz por cá?
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Estava farto da prisão! Achei que era melhor falecer! Pior diabo que o juiz Carlos Alexandre não deve haver!
DIABO: Fizeste bem! Falecer é coisa boa, especialmente numa pessoa do vosso nível!
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Ainda bem que alguém reconhece. Sabes, têm-me tratado mal. Deixei de viajar, de dar entrevistas, de mandar os meus «bitaites» sobre o governo e agora acusaram-me de corrupto. Tudo sem provas! Uns canalhas!
DIABO: Mas como tinhas dinheiro para aqueles luxos em que vivias?

JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Não tinha! Era o meu amigo Zé Carlos que pagava sempre tudo. Somo amigos desde pequenos. Já nessa altura o Zé Carlos recebia de quem me devia!
DIABO: Afinal o dinheiro sempre era teu…
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Não era nada. Era do Carlos. É um amigo do peito e generoso. Quer ver? Olha, até o trouxe comigo! Carlos, anda aqui cumprimentar o Dr. Cornudo.
DIABO: Mau, começamos mal! Cornudo é a mãezinha.
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: A mãezinha não! A minha mãezinha é uma santa. Sempre que havia encrenca, eu telefonava à mãezinha e ela lá assinava mais um papel que me livrava de suspeitas.
CARLOS SANTOS SILVA: Algum problema, chefe? É preciso fazer algum pagamento? Eu trouxe a carteira (e exibe a carteira recheada de notas) e o livre de cheques.
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: (Algo impaciente): Não é nada disso, burro! É só para cumprimentar aqui o senhor… como disse que se chama?
DIABO: Não disse!


JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Também não importa. O que importa é que queria apresentar-lhe o meu amigo Carlos, que me acompanha para todo o lugar que é preciso.
CARLOS SANTOS SILVA: É verdade, senhor. Só não vou atrás do Sócrates para a casa de banho.   
DIABO: Olhe que daqui a pouco também se vai pagar para fazer chichi! Com o governo do Passos só não se paga se roubar, subornar, aldrabar!
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: É por isso que eu não entendo porque fui preso! Fiz tudo como o Paulo Portas, mas enquanto ele passeia de submarino eu passeio no pátio da prisão.
DIABO: Deixa lá Zé, agora estás aqui! E boa companhia não te vai faltar! Temos ali o Duarte Lima e logo à noite chega mais alguém que tu conheces…
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Adoro surpresas! Se for a Teresa Guilherme ainda vamos brincar ao quarto escuro!
DIABO: Tu vais é brincar ao José Ratão que caiu no Caldeirão. Anda cá que o teu lugar é no inferno.
(foge para o outro lado da sala/palco)


JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Mas tu estás doido? Eu só vim ver a bola. Tu cheiras mal! E eu vou para outro tribunal que tu és do PSD e só me queres mal. Carlos traz o banco que vamos recorrer para o Tribunal desta menina que tem cara de anjinha!
CARLOS SANTOS SILVA: O banco, chefe?! Mas o BES foi à falência e agora já ninguém nos empresta dinheiro.
JOSÉ “FILDALGO”SÓCRATES: Não é desse banco que estava a falar, seu estúpido. É do banco onde estás sentado. Leva o banco para junto daquela menina vestida de banco e espera lá por mim, que antes desse encontro tão importante quero fazer a minha corridinha diária.
(José Sócrates tira o casaco e corre um pouco à volta do palco. Faz algumas flexões. Depois cheira a axilas – que cheiram mal – perfumar-se, penteia o cabelo e dirige-se todo sorridente para junto do anjo)
 ANJO: Que me queres homem presumido?
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Presumido, eu??? Bonito, queres tu dizer! Fica sabendo que fui eleito o segundo mais bonito primeiro-ministro da Europa.

ANJO: E o primeiro mais corrupto!
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Que corrupto! Eu não tenho nada de meu! Aliás toda a gente sabe que vivo da caridade aqui do meu amigo Carlos! Não é Carlinhos?
CARLOS SANTOS SILVA: (distraído)… falsidade? Não há falsidade nenhuma, menina. O Zé é um anjo!
ANJO: Um bom anjinho saíste-me tu, seu nabo! Vamos ao que importa: não há lugar aqui para ti!
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Não me diga uma coisa dessas, menina! Eu estou farto da comida da prisão, eu estou farto dos jornalistas e detesto gente com cornos.
ANJO: Pois… não sei que te faça: Olha pede ajuda à tua mãezinha… ehehehe… Mas agora desampara-me a loja.


JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: És uma ingrata. Não reconheces tudo quanto fiz pelo meu país: meses e meses a enganar a gorda da Merkel para nada.
ANJO: A enganar a Merkel e a afundar o país. Desaparece-me da vista, seu vigarista!
(Cabisbaixo, José Sócrates chora no ombro do amigo. Abraçam-se e ambos caminham em direção ao DIABO)
DIABO: Sócrinho, Sócrinho, não chores, não chores… anda cá ao tiozinho!
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Não me apetece, estuporzinho! Vou voltar ao meu mundinho, e pedir ajuda ao meu padrinho!
DIABO: Ao teu padrinho? Ahahah! A quem? Ao velho gagá Mário Só Ares? Deixa-te disso, morreu ontem! Já vem a caminho! 
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Isso não foi porreiro, pá! Carlos, ainda temos dinheiro para subornar o cornudo?
CARLOS SANTOS SILVA: Gastamos quase tudo em Paris! Agora só temos ações do BES!
DIABO: Isso não vale nada, ó gordo. Zé, desiste. Aqui deixas de ser o 44 e passas novamente a n.º1
JOSÉ “FIDALGO” SÓCRATES: Volto ao governo? Volta a mandar? Porreiro, pá. Aceito!

(Dá um abraço ao diabo, empurra o amigo para dentro e entra contente).

GAVB

Sem comentários:

Enviar um comentário