Ao ouvir Day Is Done do compositor, violinista e cantor Nike Drake percebemos claramente como a tristeza pode ser tão bela!
Day is Done é uma canção melancólica e de grande sensibilidade poética e acústica. O pano de fundo sonoro é dado pela delicado dedilhar da viola de Drake mesclado por intervenções do violino e coro, criando o propício ambiente psicológico para refletirmos sobre a letra desta canção.
O artista que morreu precocemente aos vinte e seis anos e estudou literatura na adolescência convida o ouvinte a refletir sobre o momento em que nos teremos de nos despedir da vida através da metáfora When the day is done.
Drake deixa transparecer todo o desprendimento com que encarou a sua própria vida ao mesmo tempo que vai explicando o que o final da jornada nos trará: a perceção clara que queimámos etapas importantes que interessava ter vivido; a solidão, a velhice, o abandono são, muitas vezes, a triste colheita da vida.
Na penúltima estrofe, o cantor britânico nascido na Birmânia não podia ser mais claro quanto à mensagem da sua canção:
When the part is through
Seems so very sad for you
Didn´t do the things you meant to do
Now there´s no time to start anew
Now the part is through
Nike Drake pode parecer-nos demasiado pessimista e triste, mas a extraordinária beleza da sua música faz-nos sentir apenas melancólicos e reflexivos. A beleza não tem ética. É-lhe indiferente se se exprime através da alegria ou da infelicidade. A beleza da arte impõe-se naturalmente como a música de Drake se impôs vinte anos depois do cantor britânico ter falecido, porque tudo o que é comovente, sincero e belo toca sempre os nossos corações.
Gabriel Vilas Boas
Sem comentários:
Enviar um comentário