Etiquetas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O DIA DO BEIJO


Hoje é Dia Internacional do Beijo. Quase todas as artes dedicam-lhe obras extraordinárias. Encontramos facilmente poemas belíssimos sobre o Beijo, a estátua mais famosa de Rodin tem o beijo como tema, Klimt atingiu a fama através do «seu» Beijo, o cinema tem ensinado muito sobre a arte de beijar e a música não fica atrás, criando alguns temas que traduzem sonoramente toda a deliciosa volúpia dum beijo. Na verdade, beijar é, em si, uma arte!

No mundo da música escolheria duas canções para emoldurar o dia: “Solta-se o Beijo” da Ala dos Namorados e "Bésame Mucho", escrita há 75 anos pela mexicana Consuelo Velásquez e que rapidamente se tornou numa das músicas iconográficas do século XX, sendo gravada por dezenas de artistas em todo o mundo, entre os quais se contam os Beatles, Nat King Cole, Edith Piaf, Andrea Bocelli, Caetano Veloso, Sinatra, Louis Armstrong. Em 1999, foi reconhecida como a canção mais cantada e gravada, de sempre, em língua espanhola. De todas as versões, aprecio bastante a de Nat King Cole, pois acho que capta como ninguém toda a beleza e sensualidade da música, criando um clima propício para passarmos do pensamento aos atos.
Se repararmos na letra, verificamos que o Beijo cantado encanta e conduz-nos ao sonho, através do prazer dos sentidos.



Querida
Si si me dejas
Cada pequeño sueño llevaría ala, y mi vida sería a través de

Bésame mucho
Me encanta siempre y hacer realidad todos mis sueños
Bésame mucho,
Bésame mucho.

Esta alegría es algo nuevo
Mi brazos enfoldong
Sabía que esta emoción antes de
Quien pensó sería
Te retiene cerca de mí
Susurrando "es que me encanta"
Querida
Si si me dejas
Cada pequeño sueño llevaría ala, y mi vida sería a través de

Bésame mucho
Me encanta siempre y hacer realidad todos mis sueños
Bésame mucho,
Bésame mucho.





Em “Solta-se o Beijo”, composição criada por Catarina Furtado e João Gil e interpretada pela Ala dos Namorados e Sara Tavares, temos uma sonoridade mais moderna, com um ritmo mais rápido e uma sugestão de paixão não menos intensa. Ao som das maracas que nos recorda quanto latino é um beijo, assistimos a um diálogo masculino/feminino que nos lembra os intervenientes do beijo namorado e enriquece a sonoridade da música.
A música sugere bem todo o jogo de sedução amorosa que o beijo pressupõe, recordando situações, impressões, emoções associadas ao mágico momento do beijo.

 “Aconchego-me nesta cumplicidade
Deixo-me ir nos trilhos traçados
Pela saudade de te encontrar
Ainda onde te deixei
Trago-te o beijo prometido
Sei o teu cheiro mergulho no teu tocar
Abraças a guitarra e voas para além da lua
Amarro o beijo que se quer soltar
Espero que me sintas para me entregar
A cadeira, as costas, o cabelo e a cigarrilha
A dança do teu ombro...
E nesse instante em que o silêncio
É o bater do coração
Fecha-se a porta
Pára o relógio”

Mas o melhor é ouvir com atenção e depois passar à prática, porque toda a arte precisa de muito treino.

Gabriel Vilas Boas


1 comentário: