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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

GALLERIA DEGLI UFFIZI - FLORENÇA


Visitar Florença é por si só uma experiência cultural única, mas sair de lá sem ver o tesouro que os Medici deixaram ao mundo é como caminhar de olhos vendados sobre a beleza do mundo.
A GALLERIA DEGLI UFIZZI alberga desde 1973, parte da coleção de autorretratos de pintores (a maior no mundo no seu género), juntamente com uma série de quadros de Caravaggio.
A sugestão oferecida pela arquitetura acompanha o visitante dos Ofícios ao longo de todo o percurso, fazendo deste um museu único no mundo. Passeando no extraordinário miradoiro sobrelevado, que atravessa Florença no seu mais genuíno centro, fica-se com a impressão de se estar num espaço não fechado, mas antes concebido como uma estrutura aberta, capaz de criar um equilíbrio perfeito entre a beleza artística, arquitetónica e paisagística.


A história dos Ofícios é a mesma história do colecionismo dos Medici e dos reinantes que os sucederam, os Lorena. A Galeria conserva ainda hoje intacto, apesar das alterações e acrescentos, o seu carácter único de síntese das vicissitudes políticas, dos enredos familiares e das preferências culturais, de um poder que, através de duas dinastia, e de dois séculos de existência, marcou profundamente a identidade da civilização florentina e toscana.
Enriquecido, no decurso dos tempos, por dotes, heranças, permutas e campanhas maciças de aquisições, o museu foi-se qualificando progressivamente como galeria de pintura. De facto, entre setecentos e oitocentos, os principais núcleos de objetos de natureza não pictórica foram-se transferindo para outros locais, dando origem a novos museus.


Os Ofícios apresentam-se hoje, portanto, como uma das maiores coleções de pintura italiana e europeia, do século XII ao XVII, não deixando, por isso, de acolher preciosíssimas coleções de outro tipo, espelho do interesse de vários membros das casas reinantes da Toscana: miniaturas, estátuas antigas, autorretratos de figuras ilustres, desenhos e estampas. A viagem através dos Ofícios constitui, para qualquer pessoa uma inestimável experiência estética e cultural.
Percorrendo as salas que se sucedem ao longo dos dois braços opostos do edifício, unidos sobre o Arno, podem admirar-se segundo critério cronológico e de divisão por escalas, obras que vão de Cimabué a Giotto e Botticelli, de Simoni Martini a Masaccio, de Piero della Francesca a Dürer,de Miguel Ângelo a Pantormo, de Tiziano a Caravaggio e a Rembrandt.


Aos Medici é tributada a gratidão dos visitantes dos dias de hoje, que lhes reconhecem não apenas a qualidade e a inteligência das opções em matéria de colecionismo, como também o sábio alcance da decisão de Anna Maria Luísa, Eleitora Platina e última representante da dinastia, a qual, em 1737, legou perpetuamente à cidade de Florença, “para ornamento do Estado, para a utilidade do público e para atrair a curiosidade dos forasteiros”, tudo quanto hoje se conversa no interior da Galeria e de muitos outros museus estatais florentinos.       

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