Nestes dias que antecedem o Natal, ouve-se música natalícia por todo o lado, nas ruas, lojas, cafés, rádio e televisão. As árvores enfeitadas, o presépio e toda a restante decoração, remetem-nos para um Natal frio e branco que segundo parece não vamos ter. Não há neve, nem o frio exige muitos agasalhos. Será um Natal luminoso, com sol, com toda a doçaria que a tradição impõe e claro, com muita música.
São tantas as canções de Natal que se tornaram verdadeiros standards desta quadra que não é fácil escolher apenas uma, mas de todas, talvez a que tenha alcançado maior êxito seja “White Christmas” de Irving Berlin. Esta canção foi composta em meados do século XX, e desde então interpretada por inúmeros cantores. O seu autor, Irving Berlin, nasceu na Rússia, mas aos 5 anos emigrou com a família para os Estados Unidos, onde viria a alcançar um grande sucesso como músico apesar de ser um autodidata ao piano e ter poucos conhecimentos musicais.
Rodeou-se de bons colaboradores que escreviam exatamente aquilo que Irving Berlin tinha em mente. Um dos seus maiores êxitos foi sem dúvida esta canção de Natal, que todos os anos é cantada em todos os países onde se celebra o nascimento de Cristo, na língua original em inglês, mas também em traduções para as mais diversas línguas.
Um dos intérpretes que mais celebrizou a música foi o ator e cantor Bing Crosby que aqui aparece no musical de 1954 “White Christmas” com Danny Kaye.
Margarida Assis
Sem comentários:
Enviar um comentário