Etiquetas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

HOTEL PALACE DO BUÇACO



Localizado no Luso, perto da Mealhada, o PALACE HOTEL DO BUÇACO é um autêntico tesouro escondido na floresta à espera que cada um de nós parte à aventura da descoberta.
                
         O Palace Hotel do Buçaco situa-se numa mata nacional e foi construído no século XIX sob a orientação do arquiteto Luigi Manini.
          Todo o glamour que emana deste hotel é preparado pela luxuriante mata que o envolve, cheia de fontes e ermidas. Quando os nossos olhos entram em contacto com o esplêndido edifício somos surpreendidos pela espetacular escadaria que anuncia toda a grandiosidade do hotel.

         O projeto de Manini começou a tomar forma em 1887. O palacete foi construído segundo o eclético gosto da época, com evidentes inspirações no Claustro dos Jerónimos, na Torre de Belém e no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Os interiores são nitidamente neo-manuelinos e neo-renascentistas e neles destacam-se os azulejos de Jorge Colaço, com cenas de “Os Lusíadas”, de Autos de Gil Vicente e da obra de Bernardim Ribeiro “Menina e Moça”, entre outras. Uma verdadeira sinestesia cultura, onde várias artes trabalham para proporcionar aos olhos dos visitantes um prazer sem fim.


 


              

  Se olharmos o edifício do ar, percebemos que ele apresenta uma planta composta com volume rectangular e cobertura em telhado de duas, três e quatro águas.
   O corpo do principal do palácio ergue-se em três pisos, recuando em altura. A sul fica a fachada principal longitudinal, corrida, constituída por piso térreo em corpo avançado. Este primeiro piso é formado por uma vistosa galeria/arcaria de segmentos arquivoltados e entrelaçados, suportados por colunas decoradas erguidas sobre balaustrada ritmada por pedestais.
     O piso intermédio apresenta vãos de arco perfeito, com colunas no intradorso e remate superior de cariz militar decorado com escudetes.



   
 O terceiro e último piso é recuado, formado por um terraço esplendoroso, onde deslumbram dois janelões circulares geminados e remate superior em ameias com guaritas circulares nos cunhais.
A oeste do palácio é possível vislumbrar uma torre, com o seu monumental nicho central arquivoltado, coroada por flecha única com esfera armilar. A este, o olhar cruza-se com uma deslumbrante varanda de três faces.




 O Palace Hotel do Buçaco possui interiores luxuosos, onde domina uma decoração pétrea, articulados por escadarias monumentais, com vãos profusamente decorados, paredes lisas, rodapés de madeira, mas onde se destaca o salão nobre com as suas pinturas murais.

  É certo que o Hotel Palace do Buçaco não está acessível a todas as bolsas, mas há sempre um dia especial que merece locais de eleição como esta preciosidade arquitetónica.



Sem comentários:

Enviar um comentário