Etiquetas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PEARL JAM (JEREMY)



Músicas Com História


Hoje toda a gente na Escola e na sociedade está atenta ao problema do Bullying e sensível a todas as manifestações artísticas que evocam o tema e alertam para o problema que muitos jovens vivem nas escolas portuguesas e não só. 

A música é um veículo extraordinário de sensibilização, alerta e, por vezes, resolução de problemas, como o Bullying. Hoje estava a ouvir Pearl Jam e recordei que uma das primeiras músicas da banda – Jeremy – alertava em 1991, ou seja, há 23 anos para o problema. 

A letra da canção inspira-se na histórica verídica dum rapazinho duma escola do Texas que se suicidou em frente aos colegas em consequência dos sucessivos ataques bullying de que era alvo no local onde devia aprender a ser feliz e do desinteresse de que era vítima por parte daquelas que mais o deviam proteger e animar.



Jeremy Wade Delle cometeu suicídio com uma arma de fogo em frente à sua turma de Inglês, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 199. Em entrevista concedida em 2009, Vedder (o líder dos Peral Jam) disse que sentiu que "precisava pegar naquela pequena notícia de jornal e transformá-la em algo que causasse uma reação, transformá-la em algo maior."

Delle foi descrito pelos seus colegas de aula como "muito tímido" e era conhecido por sempre aparentar tristeza. Após chegar atrasado à aula naquela manhã, foi-lhe dito que fosse à direção da escola, onde traria uma autorização para entrar na sala. Ele saiu da sala e voltou com um revolver e à frente da turma, anunciou "Senhora, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca e puxou o gatilho antes que a professora ou alguém de sua turma pudessem fazer alguma coisa

Comovido pela notícia que lera no jornal, Eric Vedder, escreveu uma composição emocionalmente muito forte e que causou muita polémica, porque também punha em causa e negligência dos pais que nunca se importaram com as humilhações a que o filho era sujeito.


"Daddy didn't give attention (o papá não dava atenção)
To the fact (ao facto) 
That mommy didn't care" (de que a mamã não se importava).


Hoje o tema ainda faz sentido, pois ainda há poucos meses um rapaz, numa escola de Braga, acabou por se suicidar, após longo tempo sujeito a humilhações por parte dos colegas, sem que ninguém responsável na escola tivesse tomado o cuidado de o proteger. 

Hoje convido-vos a tornar ouvir e a ler "Jeremy dos Pearl Jam e a refletir no muito que ainda há a fazer para que histórias como a do pequeno Jeremy só faça parte dum passado longínquo.

Gabriel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário