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quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DA ARTE, DA PINTURA, DO VERÃO QUE SE VAI E DO OUTONO QUE ESPREITA...


GIUSEPPE ARCIMBOLDO (1526-1593)


Verão, Giuseppe Arcimboldo, óleo s/tela,1573,Museu do Louvre








 


Verão (detalhe) Giuseppe Arcimboldo óleo s/tela, 1573

Escrevo-vos da minha salinha de sempre, a de que mais gosto porque dona de um imenso janelão rasgado para uma parte do meu jardim atapetado de verde e povoado de duas laranjeiras e alguns limoeiros derreados hoje pelas bátegas de chuva insistentes. Ora em sussurros suaves, ora ameaçadora pela violência intensa do seu cair, esta chuva que parecia ter vindo apenas de visita, gostou tanto que resolveu ficar. Nestes últimos dias, adormece comigo a lembrar-me embalos longínquos da minha doce avó e acorda-me suavemente quase a dizer que as férias já lá vão e que são horas de me aprontar para o trabalho que nunca espera.
Este Verão que se vai foi, para mim, o primeiro de todos os meus verões. Não aprecio particularmente o calor  e quase adivinhando a estação atípica que agora termina, resolvi “ficar de férias” por cá, e não “ir de férias” por aí, como sempre fiz. E, tal como eu desejava, o Verão foi suave, com Zéfiro por companhia, fazendo-me respirar de alívio pois o ditado “nove meses de inverno, três de inferno”, que se aplica tão bem ao Douro (e a terras do Tâmega, tantas vezes) a que Amarante abre portas, não se confirmou. E o descanso, esse, foi garantido em sestas deliciosas debaixo das minhas frondosas árvores a destilar sombra e perfumes, a deixar espreitar o céu azul indiscreto ou sob um sol pintado de nuvens, cúmplice do meu desejo de silêncio, de paz e de suavidade.
E é aqui que surge Arcimboldo, porque numa dessas tardes de sossego, folheando alguns livros que há anos viviam esquecidos em algumas das estantes da minha razoável biblioteca, este pintor maneirista emerge e se ergue para mim, dando-se a conhecer.
Os historiadores de Arte apelidam-no de Maneirista porque também ele rejeita o racional, em favor da ambiguidade, do virtuosismo e da elegância e até de simbologias obscuras. Estes maneiristas eram os artistas da moda nas cortes mais sofisticadas da Europa e Arcimboldo foi, como ninguém, um dos preferidos de então.
“Estas pinturas assentavam como uma luva no “Sete Pecados (I)Mortais”, pensei eu, então; mas o azul do céu, a brisa fresca, o verde da quinta, o azul da piscina e a preguiça de agosto venceram Arcimboldo, que só agora chega pelas minhas mãos até vós.
O século XVI viu renascer o gosto por novas ciências como a botânica, a zoologia e a horticultura, onde a natureza e a busca pelo seu entendimento ocupam cada vez mais mentes sobredotadas. O estudo da fauna e da flora de forma intensiva foi também resultado das grandes viagens de descoberta do Novo Mundo, da África e da Ásia, em que os Portugueses foram os pioneiros. Animais e plantas foram estudados e dissecados para melhor conhecimento dos diferentes espécies que chegavam à Europa e intrigavam.
Jacopo Ligozzi, por exemplo, pintou séries de animais para a corte dos Habsburg, de Maximiliano II, em Viena. Mais tarde, trabalhou em Florença onde conheceu o grande naturalista Ulisse Aldrovandi, cujos volumes de História Natural foram ilustradas igualmente com desenhos de Arcimboldo.
As obras que vos trago hoje refletem o sério estudo científico da Natureza tão comum no século XVI e a originalidade da arte de Arcimboldo reside nestes rostos humanos que representam as diferentes estações do ano e onde, em vez de olhos, bocas ou narizes podemos encontrar cerejas voluptuosas , pêssegos rosados e  uvas em cachos deslumbrantes. Verdadeiros puzzles, não acham?
As interpretações da sua obra, sempre opostas e irreconciliáveis, em jogos de amor e ódio, e o próprio Arcimboldo, depressa ficaram no esquecimento após a sua morte, apenas redescoberto em 1930 quando o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, pelas mãos do seu diretor, Alfred Barr, incluiu Arcimboldo na Exposição Fantastic Art, Dada, Surrealism, por ser considerado fonte de inspiração para o movimento surrealista.
Nascido em Milão em 1526, filho do pintor Biagio, trabalhou desde cedo nas cidades próximas do Como e Monza, mas é como pintor e retratista da corte de Maximiliano II, em Viena, e depois em Praga, que se destaca e afirma. Arcimboldo criou para Maximiliano II a série de pinturas alegóricas As Quatro Estações, em bustos perfilados de imensa criatividade. Inverno, lembra os grotescos de Leonardo da Vinci, como bem se observa aqui.

Inverno, Giuseppe Arcimboldo,1573


Mas eis que chega o Outono pelas mágicas mãos de Arcimboldo. E o próximo domingo, vinte e um de setembro, assinalará a chegada oficial de uma estação nova que, ao que parece, já se vem instalando entre nós em pezinhos de lã…em passos sorrateiros de quem vem sem ser por mal.



Outono, Giuseppe Arcimboldo,1573

Se olharmos com atenção, verificamos que Arcimboldo não esqueceu nada. Neste busto inconfundível,  as uvas prevalecem com as suas parras amadurecidas em farta cabeleira, à espera da carícia do vindimador que as há-de transformar em doce e inebriante néctar. Os cogumelos  ouvem com atenção os passos da cozinheira hábil que os vai saltear em manta de presunto enquanto que a abóbora, imensa, espera ansiosa nadar em panela farta de sopa outonal. Castanhas, maçãs, pêras e marmelos surgem em apontamento aqui e ali. As florinhas campestres emolduram a cena delicada e nós, tal como Maximiliano II, olhamos em doce deslumbramento mais uma obra-prima do nosso encantamento. Engraçado o jogo claro-escuro e as nuances de tons dourados que inundam a tela.
Gosto do Outono. Dos seus frutos, da temperatura suave, da chuva, das tardes à volta de um chá, dos livros que leio enroscada numa manta quentinha em frente à lareira que por vezes apetece. Não gosto do Verão. É a estação dos excessos. Mas para quem aprecia todas as estações, fiquem com As Quatro Estações numa Cabeça. É que, apesar de dizermos constantemente que já não há estações como antigamente, olhem que há. Nós é que temos memória curta.
               
  

As Quatro Estações numa Cabeça, Giuseppe Arcimboldo,1590

         Terminei o meu texto e hoje, em jeito de confidência e de partilha de gostos pessoais, sem vos maçar muito com questões técnicas ou análises profundas das pinturas que trouxe hoje até vós. A chuva continua a cair lá fora. É hora de um chá. São servidos?

Rosa Maria Alves da Fonseca

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