Os Monty Python regressam aos palcos trinta e quatro anos após a sua última atuação!
Não se trata de humor nonsense, mas duma notícia. O grupo está de regresso aos palcos para alguns espetáculos em Londres. O primeiro será hoje e “esgotou” em 44 segundos.
O grupo de comediantes deliciou o público britânico entre 1969 e 1980 com os seus sketches dum humor inesperado, ousado e sem sentido. São eles que vendem a ideia duma loja de queijo que tem tudo menos queijo ou que põem um homem (John Cleese) numa loja de animais para reclamar do papagaio que ele comprara e estava morto, enquanto o dono da loja (Michael Palin) tenta provar que o papagaio estava apenas a descansansar. Haverá muitos de nós que recordam o sketche em que Hitler visita Inglaterra ou a cena em que mostra um homem (John Cleese), presumidamente rico, a dar a sua opinião sobre o que fazer com os menos favorecidos.
O grupo dos cinco (John Cleese, Terry Giliam, Michael Palin, Terry Jones, Eric Idle) era inicialmente um sexteto, mas em 1989, Graham Chapman acabou por falecer. Além dos sketches televisivos onde criaram uma inovadora maneira de fazer comédia do absurdo, também cantavam canções por si compostas e fizeram cinema. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975) ainda hoje é considerado um dos melhores filmes de sempre do cinema britânico. Nele, o grupo fazia humor com algumas cenas da história de Cristo. Também são de assinalar os filmes A Vida de Brian (1979) e O Sentimento da Vida.
No entanto foi na televisão que o grupo constituído por quatro ingleses, um galês e um norte-americano conquistou legiões de fãs quer na Grã-Bretanha quer nos EUA. A série “Malucos do Circo” esteve em cena durante cinco anos (1969-1974) e marcou um antes e um depois dos Monty Python. A comédia e o humor passaram a ter que considerar o nonsense com uma forma inteligente de fazer rir o público. Pelo inesperado, pelo absurdo, pelo arrojo, o público rendia-se e continuou a render-se!
Os Monty Python influenciaram centenas de humoristas. Em Portugal, os Gato Fedorento são confessos admiradores deste estilo de fazer comédia. Há algumas décadas, Mário Viegas tinha atuações profundamente marcadas pelo nonsense.
Hoje, o grupo honra a sua matriz de comediantes do absurdo e… regressa ao palco. Mais hilariante é os seus membros marcarem apenas uma atuação por pensarem que o seu regresso seria um desastre.
EXCELENTE NOTÍCIA!!! OS MONTY PYTHON, REGRESSAREM AOS PALCOS 34 ANOS APÓS A SUA ULTIMA ATUÇÃO. GOSTEI MUITO.
ResponderEliminarPARABÉNS GABRIEL!