O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim mantém a mesma qualidade de sempre, tal como os magníficos concertos a que temos assistido comprovam.
A criteriosa seleção programática do festival continua a ser um ponto de honra da organização. Neste contexto de excelentes apresentações quase diárias, é difícil escolher um concerto que se tenha destacado, mas superando essa dificuldade, decidi fazer referência a um pianista absolutamente excepcional que na última quarta-feira protagonizou um dos melhores concertos a que pude assistir nos últimos tempos.
De aparência frágil, apresentou-se perante um público entendido, num auditório repleto, o pianista russo Alexei Lubimov. Assistiu-se a um concerto inesquecível pela forma sublime como interpretou a Sonata em ré maior de Mozart, os Improvisos op. 90 de Schubert e 12 Prelúdios de Debussy.
Alexei Lubimov nasceu em Moscovo em 1944 e os seus 70 anos conferem-lhe a sabedoria necessária para aliar a uma excelente técnica, uma sonoridade muito bonita, resultado do equilíbrio certo entre o pedal, a dinâmica e o fraseado. Muitos jovens pianistas deviam ouvir com atenção estes pianistas mais experientes pois só teriam a ganhar em termos de postura ao piano e de interpretação, sobretudo no que diz respeito à dinâmica. É tão raro, ouvir um piano e um pianíssimo tocados na dose certa, tal como também é difícil ouvir bons fortíssimos. Alexei Lubimov estava a tocar num dos melhores pianos do mundo da atualidade, um Fazioli, e isso ajuda, mas sem a técnica, a sensibilidade e a inteligência de um grande pianista de nada adiantaria a qualidade do piano. O repertório escolhido, permitiu ao pianista brilhar perante um público de ouvintes atentos e não meros espectadores, que durante cerca de duas horas de recital apreciaram o virtuosismo do executante.
O seu repertório vai desde a música barroca até à música dos compositores do século XX. Tem dado recitais e concertos por todo o mundo e tem inúmeras gravações de músicas de diferentes épocas.
Foi a primeira vez que Alexei Lubimov atuou em Portugal, esperemos que volte.
Foi a primeira vez que Alexei Lubimov atuou em Portugal, esperemos que volte.
Como proposta de audição, Improvisos op.90 de Franz Schubert na interpretação de Alexei Lubimov.
Margarida Assis
Exelentes momentos de belíssima música e com a qualidade deste pianista! É´consolador ,ouvir um dos improvisos de Shubert,tocado num andamento mais lento do que e´habitual ouvir-se e, com certeza o mais "fiel"!
ResponderEliminar