Etiquetas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

AO SOM DE... FABIO BIONDI


Há grupos e músicos que ouvimos uma vez e marcam-nos para sempre. Foi o que aconteceu comigo em 1993 quando, no Festival Internacional de Música da Costa Verde, ouvi pela primeira vez o italiano Fabio Biondi dirigindo o ensemble que ele próprio fundou em 1989, o “Europa Galante”. Ao mesmo tempo que dirigia, Fabio Biondi deslumbrava a assistência em magistrais solos de violino que me ficaram na memória até hoje. Fui ouvi-lo em várias ocasiões e sempre com a mesma irrepreensível sonoridade. Por isso, facilmente sou levada a comparar agrupamentos que vou ouvindo e que tocam música da mesma época, com este grupo especializadíssimo em interpretação de música barroca. O Europa Galante ganha muito em ter à sua frente um músico com as qualidades técnicas e interpretativas de Fabio Biondi e isso é notório em concerto e nas gravações do grupo.

Fabio Biondi nasceu em Palermo, na Sicília em 1961, começou muito cedo os estudos de violino e desenvolveu uma carreira internacional a partir dos 12 anos tocando com a Orquestra Sinfónica da RAI. Especializou-se na interpretação do repertório barroco, integrou vários grupos e desde 89 que se apresenta como diretor e violino solo do grupo Europa Galante. Com este grupo de excelentes músicos, tem tocado em salas de concerto de todo o mundo e tem ganho vários prémios, sendo os Europa Galante, o grupo mais premiado entre os artistas que interpretam música barroca. O grupo apresenta-se com instrumentos da época e Fabio Biondi toca habitualmente com um violino construído pelo luthier Andrea Guarnieri em 1686.



Lembro-me perfeitamente da magnífica interpretação das “Quatro Estações” de Vivaldi que me levaram a comprar o CD que o grupo tinha gravado em 1991 e tinha ganho uma medalha de ouro. Até hoje continua a ser o meu preferido para a audição desta obra.
Assim, a minha proposta desta semana recai na audição do concerto nº 2, o Verão das Quatro Estações de Vivaldi, na interpretação dos Europa Galante.

Aqui fica a sugestão: Concerto nº 2 em sol menor – 1- Allegro non molto; 2- Adagio – Presto - Adagio; 3- Presto.
Margarida Assis


Sem comentários:

Enviar um comentário