Oriundo de uma família de artistas, Cláudio Carneyro nasceu no Porto a 27 de janeiro de 1895 e faleceu na mesma cidade em 1963. Era filho do pintor António Carneyro, natural de Amarante e irmão do também pintor Carlos Carneyro.
O ambiente artístico vivido em casa da sua família, com visitas frequentes de figuras do mundo das artes e das letras tais como Francisco de Lacerda, Moreira de Sá e Costa, Teixeira Lopes e Teixeira de Pascoaes, contribuíram para a formação de Cláudio Carneyro e para a sua escolha pelas artes, desta feita pela música. Começou por estudar violino no Conservatório de Música do Porto e mais tarde composição onde se viria a destacar. Desenvolveu a sua técnica compositiva em Paris, onde entre outros, foi aluno de Paul Dukas. Regressado a Portugal foi lecionar composição para o Conservatório de Música do Porto, sucedendo no lugar ao seu mestre Lucien Lambert, que entretanto se aposentara.
É autor de uma vasta e eclética produção musical, infelizmente pouco conhecida entre o público em geral porque pouco tocada nas salas de concertos. No entanto, há discografia com várias das suas obras.
O seu espólio encontra-se na Biblioteca Pública Municipal do Porto e dele consta música vocal, música sinfónica, música concertante e música para instrumentos solistas.
Margarida Assis
Excelente texto, sobre Cláudio Carneyro!!! Oriundo de uma família de artistas, filho de um ilustre pintor, Amarantino, nasceu num ambiente famíliar artístico! Gostei muito, de ler ao SOM DE... CLÁUDIO CARNEYRO, Cantar d´Amigo / voz e piano. Parabéns.
ResponderEliminar