Etiquetas

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O IMPORTANTE NÃO É SER BOM, MAS PARECER BOM!


O culto da imagem está refinadíssimo. Os melhores de cada área estão assessorados por gente do marketing que estuda ao pormenor como rentabilizar cada atuação pública. Isto tanto se aplica a um cantor ou ator como a um jogador de futebol ou a um empresário. A imagem não é tudo, mas é quase tudo. O que mais vende são as emoções e entre estas as ações de solidariedade e altruísmo. Num tempo de imediatismo, os fãs já nem exigem provas ou factos, antes se contentam com intenções, tal é a fé que têm na benignidade das intenções dos seus ídolos.
Popstrar que se prese não pode passar um Natal sem anunciar uma ação de bondade que o diferencie dos demais. Está inscrito no manual de estilo de qualquer cadeira de marketing, imagem & comunicação.

Hoje passou pelas headlines dos serviços noticiosos a inocente intenção de Cristiano Ronaldo financiar um hospital pediátrico em Santiago do Chile em… 2020. (https://www.jn.pt/mundo/interior/cristiano-ronaldo-constroi-hospital-pediatrico-em-santiago-do-chile-8995518.html)

É bem possível que Ronaldo não seja o melhor exemplo desta hipocrisia que grassa no mundo das superestrelas, mas não deixa de ser sintomático que a notícia saia em época natalícia nem que a bondade de Ronaldo se dirija a crianças e estas se situem num continente onde o craque português quer expandir a sua marca. É altamente provável que Ronaldo concretize a sua intenção, pois o madeirense gosta de cumprir as suas promessas, mas também não deixa de ser claro que a intenção altruísta de Ronaldo tem como por objetivo melhorar ainda mais a sua imagem no continente americano, onde ainda é possível expandir a sua marca comercial.

O Natal é uma ótima época para observarmos o ser humano em diversas dimensões. Há o amor, a gratidão, a bondade, o altruísmo, o arrependimento, mas também a hipocrisia e o aproveitamento comercial das emoções dos outros. Em cada ano que passa, fico cada vez mais com a sensação que mais importante que ser bom é ser autêntico e por isso mais vale a omissão que o fingimento e o aproveitamento.
GAVB

Sem comentários:

Enviar um comentário