Inés Arrimadas, a cabeça-de-lista do Ciudadanos às decisivas e polémicas eleições na Catalunha, é a mulher de quem se fala em Barcelona. E com razão.
Inés é muito mais do que um jovem e belíssima mulher. Ela transpira garra, determinação, coerência política e ideológica. Consegue fazer uma campanha pela Espanha e pela Catalunha em simultâneo, usando a força da imagem e da argumentação.
Obviamente Inés é uma sedutora, mas a sua sedução começa na convicção dos seus argumentos, na coragem com que os defende, no bom senso das suas palavras.
Há uns meses, chamei a atenção da minha colega e amiga Anabela Magalhães (http://anabelapmatias.blogspot.pt/) para este fenómeno que estava a nascer na Catalunha, por oposição ao discurso sectário, cego, inábil do Carles Puigdemont. A maneira corajosa, assertiva e convincente com que Inés Arrimadas demonstrou as fragilidades do presidente da Generalitat deixa antever uma mulher talhada para grandes cometimentos.
Agora, está perto de vencer as eleições na Catalunha.
Inés tem todos os predicados que um verdadeiro político deve ter: argumentação, convicção, sedução, confiança, seriedade, bom senso. Ninguém melhor do que ela representa a juventude e a tradição, o europeísmo e a Catalunha, a unidade e a diversidade.
Se ganhar as eleições será um pequeno milagre, mas ele nunca esteve tão perto de acontecer. Se Inés for eleita a maior representante da Catalunha, é certo que os espanhóis podem dormir descansados, mas não é certo que o governo de Mariano Rajoy tenha sossego. Caso conquista a Catalunha, Inés Arrimadas não é mulher por se ficar por Barcelona, por muito importante e honrosa que seja a cidade condal.
É que, apesar de jovem, Inés não costuma cometer erros. E isso é assombroso.
GAVB
Sem comentários:
Enviar um comentário