Etiquetas

sábado, 22 de agosto de 2015

AMOR E SEXO, Rita Lee


Esta é a canção da cantora brasileira Rita Lee que mais gosto. O motivo é a extraordinária letra da composição. De uma maneira descontraída, simples e ao mesmo tempo bem certeira, a canção tenta definir amor e sexo.

Uma ideia que ressalta da letra (e não só…) é que sexo e amor são dois elementos fundamentais da felicidade humana, pois uma grande parte da humanidade elege o Amor (espiritual e físico) como fator decisivo da sua felicidade.
A ideia mais forte que a música desta compositora brasileira me transmite é a que amor e sexo não são antagónicos nem adversários, antes complementares. Em certos momentos, precisam desesperadamente um do outro. Sexo e amor podem viver separados, mas a verdade é que parecem que foram feitos um para o outro.
Um dos segredos da sincronia perfeita está em não desvalorizar um em detrimento do outro, como muitas vezes acontece em relação ao sexo.
Representantes superiores do espírito e do corpo, ambos são “coisas boas”. Amor e Sexo afirmam o ser humano enquanto relacional, e que faz da relação pedra angular da sua existência.
Numa letra cheia de metáforas incisivas, explicativas e iconográficas, gostaria de destacar esta quadra:
“Sexo vem dos outros
E vai embora
Amor vem de nós
E demora”  

Pois sugere que o amor começa sempre em nós, mas precisámos sempre do outro para o concretizar… fisicamente. Talvez o sexo seja rápido e fugaz, mas onde há amor ele demora-se.

Como a própria canção admite no final há uma eternidade de definições para este para romântico, por isso talvez não fosse má ideia ficarmos pelos sugestivos “Ah!...” e “Hum….”, porque, como anuncia Rita Lee na abertura da canção, por muita vontade que tenhamos em ler a lição do amor, ele pode ser uma questão de… sorte! 

Gabriel Vilas Boas

2 comentários:

  1. Um verdadeiro hino ao amor e a canção e´linda!Uma questão de sorte....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Margarida, também é uma questão de sorte, ainda que a maioria de nós não goste muito desta ideia!

      Eliminar