A interpretação que
Gustav Klimt faz da história de Dánae (1907-1908) é francamente sensual:
Júpiter desce sob a forma de chuva de ouro sobre Dánae que se encontra numa
posição fetal, absorta num sonho erótico enquanto o ouro vai caindo entre as
suas pernas.
Klimt foi um famoso
pintor de murais e retratos, tendo fundado a Secessão Vianense em reação ao
conservadorismo da academia estatal. Inspirado pelos mosaicos bizantinos, Klimt
desenvolvera um estilo em que motivos abstratos bidimensionais rodeiam figuras
naturalistas tridimensionais. As suas obras possuem uma riqueza raramente
igualada na arte do século XX, pois o pintor era conhecido não apenas pela
ousadia das suas telas como também por usar reiteradamente folha de ouro nas
suas pinturas. O investimento era grande, mas Klimt sempre foi habituado a
trabalhar para clientes de grandes posses económicas e portanto o preço do
material não era entrave algum ao desenvolvimento do seu talento.
O elemento-chave desta
pintura é, claramente, Dánae. A mitologia diz-nos que esta jovem era filha de
Acrísio, rei de Argos. Certo dia, um oráculo previu que Acrísio veria o seu
trono ser usurpado pelo seu neto. Para prevenir tal infortúnio, o rei encerrou
a sua filha Dánae numa torre, a fim de a impedir que ela chegasse a dar à luz.
No entanto, Júpiter espreitava a bela donzela do Olimpo e ficou tão siderado
pela sua beleza que estava decidido a possui-la. Incapaz de fazer amor com ela
na sua forma de deus, desceu sob a forma de chuva de ouro, como relata Ovídio
nas Metamorfoses. Em resultado da
cópula, Dánae deu à luz o herói Perseu.
Na pintura intitulada
“Dánae” (1545), Ticiano incluiu uma feia ama-seca a tentar de forma ignorante
apanhar o ouro, o que realça a beleza de Dánae e a grande compreensão que ela
tinha do seu próprio destino.
A posição fetal em que
Klimt pintou a «sua» Dánae remete obviamente para a ideia de gestação, que
tanto atormentava o seu pai e define, no fundo, o seu lugar na mitologia
greco-latina.
Ver este quadro ao vivo
é uma tarefa muito complicada, pois este óleo sobre tela, à semelhança de
várias obras do mesmo pintor, pertence a uma coleção particular e está em
Viena.
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