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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DÁNAE, Gustav Klimt


A interpretação que Gustav Klimt faz da história de Dánae (1907-1908) é francamente sensual: Júpiter desce sob a forma de chuva de ouro sobre Dánae que se encontra numa posição fetal, absorta num sonho erótico enquanto o ouro vai caindo entre as suas pernas.
Klimt foi um famoso pintor de murais e retratos, tendo fundado a Secessão Vianense em reação ao conservadorismo da academia estatal. Inspirado pelos mosaicos bizantinos, Klimt desenvolvera um estilo em que motivos abstratos bidimensionais rodeiam figuras naturalistas tridimensionais. As suas obras possuem uma riqueza raramente igualada na arte do século XX, pois o pintor era conhecido não apenas pela ousadia das suas telas como também por usar reiteradamente folha de ouro nas suas pinturas. O investimento era grande, mas Klimt sempre foi habituado a trabalhar para clientes de grandes posses económicas e portanto o preço do material não era entrave algum ao desenvolvimento do seu talento.
O elemento-chave desta pintura é, claramente, Dánae. A mitologia diz-nos que esta jovem era filha de Acrísio, rei de Argos. Certo dia, um oráculo previu que Acrísio veria o seu trono ser usurpado pelo seu neto. Para prevenir tal infortúnio, o rei encerrou a sua filha Dánae numa torre, a fim de a impedir que ela chegasse a dar à luz. No entanto, Júpiter espreitava a bela donzela do Olimpo e ficou tão siderado pela sua beleza que estava decidido a possui-la. Incapaz de fazer amor com ela na sua forma de deus, desceu sob a forma de chuva de ouro, como relata Ovídio nas Metamorfoses. Em resultado da cópula, Dánae deu à luz o herói Perseu.
Na pintura intitulada “Dánae” (1545), Ticiano incluiu uma feia ama-seca a tentar de forma ignorante apanhar o ouro, o que realça a beleza de Dánae e a grande compreensão que ela tinha do seu próprio destino.
A posição fetal em que Klimt pintou a «sua» Dánae remete obviamente para a ideia de gestação, que tanto atormentava o seu pai e define, no fundo, o seu lugar na mitologia greco-latina.

Ver este quadro ao vivo é uma tarefa muito complicada, pois este óleo sobre tela, à semelhança de várias obras do mesmo pintor, pertence a uma coleção particular e está em Viena.

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