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sábado, 15 de agosto de 2015

ORSON WELLES, UM GÉNIO INCOMPREENDIDO


Tido como um dos criadores mais originais da cultura contemporânea, Orson Weles nunca foi bem visto pela Academia. O facto de O Mundo A Seus Pés (Citizen Kane, 1941) da história dos Óscares é elucidativo.
Pelo trabalho desenvolvido nessa obra-prima do cinema, foi laureado apenas com o prémio para Melhor Argumento Original, não vendo reconhecidas as tarefas de produção, realização e protagonista.

Curioso é o facto de a Academia ter galardoado em Citizen Kane um guião que, supostamente narrando a vida de William Hearst, magnata da comunicação social, caricatura uma das referências de Hollywood: o kitsch.
Todavia, não foi a primeira vez nem a última que a Meca do Cinema tratou mal um génio. E Wells, que nasceu em Kenosha, em 6 de maio de 1915, foi, de facto, um génio.
Filho de uma pianista e de um inventor, começou por ser um menino-prodígio. Consta que aos dois anos já recitava Shakespeare e sabia de cor e salteado a Bíblia. Se isso é um exagero, não deixa de ser verdade que, na sua vida estudantil, escreveu, representou e dirigiu peças de teatro; pintou, editou um jornal escolar…

Antes de fazer cinema, Orson Welles atingiu a notoriedade no teatro e na rádio. No que respeita à arte dramática, que influenciou a sua obra cinematográfica, ficaram famosas, entre outras produções de qualidade, as adaptações dos textos de Shakespeare.
Em relação à telefonia sem fios, ficou célebre o toque de realismo dado a uma peça radiofónica (A Guerra dos Mundos, de H.G. Welles), emitida na véspera do Halloween de 1938, que convenceu os ouvintes de que os marcianos haviam mesmo invadido New Jersey.
Orson Welles caiu no cinema como um meteorito na terra: chegou inesperadamente e teve um efeito arrasador. Aos 25 anos realizou o já citado O Mundo a Seus Pés, classificado como um dos melhores filmes de sempre.
O primeiro grande filme do génio teve duas características que marcariam as suas restantes produções cinematográficas: o carácter inovador e o efeito controverso.
A filmologia de Wells como produtor-realizador não é vasta: treze longas-metragens e mais duas inacabadas, mas o mesmo não se pode dizer do seu trabalho como ator: além de ter sido protagonista naqueles filmes de realizou, assumiu papéis em mais de setenta obras, aceitando muitos deles para poder financiar um rol de insucessos comerciais.
Hollywood acabou por absorver Orson Welles e vendeu a sua genialidade como uma espécie de atração de feira. Talvez por isso a Academia tenha sentido a necessidade de fazer uma espécie de mea culpa, em 1970, atribuindo-lhe um Óscar honorário pela qualidade artística e versatilidade da sua carreira no mundo do cinema.
Nada que diminua o prestígio deste criador extravagante, falecido há quase trinta anos, mais precisamente a 9 de outubro de 1985.


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