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terça-feira, 19 de agosto de 2014

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Foto de Pedro Diaz Molins
Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Esta é uma ideia que fez o poder da fotografia ao longo da história. Hoje, as pessoas comunicam por imagens e a fotografia tornou-se a password do mundo moderno. Os smartphones, as redes sociais, as câmaras cada vez mais sofisticadas endeusaram, democratizaram, mas também banalizaram uma arte cada vez menos sagrada.
O interesse das pessoas pela fotografia, pela arte de bem fotografar aumentou exponencialmente nos últimos anos e há um número crescente de pessoas capaz dos maiores sacrifícios pessoais e económicos para tirar “aquela fotografia”.    
A massificação da fotografia aparece com o advento das redes sociais. Deixou de ilustrar primordialmente para passar a comunicar. Comunica desejos, documenta estados, provoca emoções e sentimentos, faz prova…
Foto de Benoit Courti

Sempre me senti atraído pela fotografia documento e menos pelo lado lúdico da arte que consagrou mestres como Bresson, Gérard Castello Lopes ou Sebastião Salgado. Como afirmei recentemente, admiro especialmente o fotojornalismo, mas reconheço a sedução que o lado estético e lúdico exerce sobre as pessoas.
Ansel Adams disse uma vez que uma fotografia não se captura, antes se faz. Não estava por certo a referir-se ao Photoshop que, no meu entender, tem feito mais mal do que bem a uma arte que exige técnica e sensibilidade na busca da verdade escondida e não retoques habilidosos na construção duma mentira mais bela.
A ideia de Adams parece ser semelhante à de Gérard Castello Lopes que diz que “a fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um autorretrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.” Jefersson Luís acrescenta uma ideia feliz a esta comparação entre o fotógrafo e o escritor: um descreve uma imagem com mil palavras, o outro descreve mil palavras numa imagem.

Foto de Sebastean Luczywo
Muitas vezes, o fotógrafo tem momentos de inspiração rara e cria poesia com a sua máquina. Peter Umenyi chamou à fotografia a poesia da imobilidade, na medida que apenas através dela certos instantes se deixam ver tal como são. A fotografia aprisiona esses momentos para a eternidade, por isso o fotógrafo é uma espécie de memória coletiva a quem devemos a consciência de nós. Existem coisas que ninguém veria, saberia, sentiria senão fossem as fotografias.  
Quando dispara o seu click, na brusquidão ou na suavidade, no repentismo ou na demora, o fotógrafo carrega consigo toda a cultura que o formou, como muito bem diz Sebastião Salgado. Não fazemos uma foto apenas com uma máquina fotográfica; no ato de fotografar trazemos connosco todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos. Talvez por isso Bresson tenha dito que a “A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido.”

Foto de Ricardo Bento
De vez em quando, cada um de nós faz uma grande fotografia. Muitas vezes por sorte, algumas por talento. Em todo o caso, todos sentimos o mesmo: fotografar é uma forma maravilhosa de viver.

Gabriel Vilas Boas

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