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sábado, 13 de fevereiro de 2016

Aeroporto Internacional de Shenzhen Ban'ao, na China


Nas últimas semanas a Europa do futebol e da economia foi sacudida por mais um pequeno tsunami chinês, quando alguns clubes da China desataram a comprar, por somas astronómicas, vários jogadores de topo do futebol europeu. Para os chineses foi mais uma operação normal, como tem acontecido noutras áreas da economia. Hoje chamo a vossa atenção para o aeroporto internacional de Shenzhen Bao’ao. Não pelo culto da sua recente ampliação (734 milhões de euros), mas pela beleza do projeto arquitetónico que a revista Architizer elegeu como o mais belo e interessante de 2014, dentro da categoria dos projetos de aeroportos.

O casal de arquitetos Massimiliano e Doriana Fuksas criou um projeto de ampliação do Aeroporto de Shenzhen – o Terminal 3 – muito bonito e inovador.
O conceito da proposta da Studio Fuksas sugere a imagem de uma raia, um peixe que respira e muda de configuração, podendo transformar-se em pássaro. A ideia destes dois arquitetos foi homenagear a fantasia e emoção de voar.
A estrutura do Terminal 3 – um túnel com 1,5 km – parece moldada pelo vento e recorda os sobejos de uma escultura de formas orgânicas. A silhueta da cobertura apresenta diferentes alturas, pois os arquitetos Fuksas pretendiam aludir ao elemento natural mais presente em qualquer aeroporto: o vento.

Na sugestiva ondulação do teto, Massimiliano e Doriana desenharam um padrão de favos de mel que confere à estrutura do edifício uma dupla face (interna e externa) muito interessante. Através desta dupla “pele” entra a luz natural, que invade os espaços interiores do Terminal 3, produzindo efeitos de luz surpreendentes para os utilizadores deste aeroporto.
Para o revestimento do edifício foram usados metal em forma de alvéolos e painéis de vidro de diferentes tamanhos, os quais podem ser parcialmente abertos se as condições atmosféricas assim o aconselharem.

Os passageiros entram no Terminal pela sua cauda. Desde ai, vão ultrapassando as várias cónicas colunas brancas que suportam a surpreendente cobertura. Enquanto esperam os voos, no piso térreo, podem beber um café, tomar uma refeição, tratar de negócios, numa extensa área de serviços fundamental em qualquer aeroporto.
O saguão é o espaço mais importante deste aeroporto e é constituído por três níveis: um para serviços, outro para partidas e outro para chegadas. Os três níveis intersetam-se numa espécie de cruz vertical, que permite que a luz natural  seja filtrada desde a cobertura até ao piso térreo.

No amplo espaço interior do Terminal 3, os Fuksas plantaram grandes árvores brancas estilizadas, numa clara tentativa de trazer a natureza para o meio do aço, do vidro e da pressa de milhões de pessoas que correm para mais uma viagem de negócios.
Os interiores aeroporto de Shenzhen Ban’ao têm um ar sóbrio, refletindo e multiplicando o padrão de favos de mel da face interna do teto. Uma beleza rara e moderna.

GAVB 

1 comentário:

  1. Sim, é mesmo muito bonito. Foi o meu destino em 2014 e para onde vou voltar em princípio daqui a 1 mês
    :)

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