Nas últimas semanas a Europa do futebol e
da economia foi sacudida por mais um pequeno tsunami chinês, quando alguns
clubes da China desataram a comprar, por somas astronómicas, vários jogadores de
topo do futebol europeu. Para os chineses foi mais uma operação normal, como
tem acontecido noutras áreas da economia. Hoje chamo a vossa atenção para o
aeroporto internacional de Shenzhen Bao’ao. Não pelo culto da sua recente ampliação
(734 milhões de euros), mas pela beleza do projeto arquitetónico que a revista Architizer elegeu como o mais belo e
interessante de 2014, dentro da categoria dos projetos de aeroportos.
O casal de arquitetos Massimiliano e
Doriana Fuksas criou um projeto de ampliação do Aeroporto de Shenzhen – o Terminal
3 – muito bonito e inovador.
O conceito da proposta da Studio Fuksas
sugere a imagem de uma raia, um peixe que respira e muda de configuração,
podendo transformar-se em pássaro. A ideia destes dois arquitetos foi
homenagear a fantasia e emoção de voar.
A estrutura do Terminal 3 – um túnel com
1,5 km – parece moldada pelo vento e recorda os sobejos de uma escultura de
formas orgânicas. A silhueta da cobertura apresenta diferentes alturas, pois os
arquitetos Fuksas pretendiam aludir ao elemento natural mais presente em
qualquer aeroporto: o vento.
Na sugestiva ondulação do teto,
Massimiliano e Doriana desenharam um padrão de favos de mel que confere à
estrutura do edifício uma dupla face (interna e externa) muito interessante. Através
desta dupla “pele” entra a luz natural, que invade os espaços interiores do Terminal
3, produzindo efeitos de luz surpreendentes para os utilizadores deste
aeroporto.
Para o revestimento do edifício foram
usados metal em forma de alvéolos e painéis de vidro de diferentes tamanhos, os
quais podem ser parcialmente abertos se as condições atmosféricas assim o
aconselharem.
Os passageiros entram no Terminal pela sua
cauda. Desde ai, vão ultrapassando as várias cónicas colunas brancas que
suportam a surpreendente cobertura. Enquanto esperam os voos, no piso térreo,
podem beber um café, tomar uma refeição, tratar de negócios, numa extensa área
de serviços fundamental em qualquer aeroporto.
O saguão é o espaço mais importante deste
aeroporto e é constituído por três níveis: um para serviços, outro para
partidas e outro para chegadas. Os três níveis intersetam-se numa espécie de
cruz vertical, que permite que a luz natural
seja filtrada desde a cobertura até ao piso térreo.
No amplo espaço interior do Terminal 3, os
Fuksas plantaram grandes árvores brancas estilizadas, numa clara tentativa de
trazer a natureza para o meio do aço, do vidro e da pressa de milhões de
pessoas que correm para mais uma viagem de negócios.
Os interiores aeroporto de Shenzhen Ban’ao têm um ar
sóbrio, refletindo e multiplicando o padrão de favos de mel da face interna do
teto. Uma beleza rara e moderna.
GAVB
Sim, é mesmo muito bonito. Foi o meu destino em 2014 e para onde vou voltar em princípio daqui a 1 mês
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