Etiquetas

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PARABÉNS, AMIGOS!


O dia do nosso aniversário é o nosso dia! É o dia em que esperamos ver confirmado o amor, o carinho, o afeto, daqueles de quem gostamos. Com festas, com presentes, flores, com um telefonema, uma carta, um postal ou um simples sms ou através de uma mensagem via rede social, qualquer forma serve para nos mimar e tornar o dia diferente. E ele é de facto diferente e único para nós.
Sem nos darmos conta os amigos assumem uma grande importância no dia do nosso aniversário. Eles não têm uma obrigação familiar de nos felicitar e os parabéns deles (especialmente aqueles que se lembraram de nós sem o lembrete do facebook) enchem-nos a alma de satisfação e alegria. São a prova que somos um bocadinho importantes para eles.

Hoje é o dia do aniversário de quatro amigos, sendo que um deles é meu familiar, mas não deixa por isso de ser meu amigo. O Ricardo Araújo, a Alice Costa, a Elisabete Costa e Elsa Moreira fazem hoje anos.
O Ricardo é um homem que transpira classe e originalidade. Um criativo puro, um empreendedor, que faz amigos com a facilidade que só as grandes pessoas conseguem.


A Elsa é minha colega de trabalho. Um sorriso aberto que significa uma permanente e sincera disponibilidade para ajudar a resolver qualquer problema. Faz crescer os alunos com quem trabalha, tornando-os autónomos e mais preparados para vida. Parece ter uma energia inesgotável, sendo capaz de desempenhar diversos papéis (professora, mãe, amiga) com igual empenho, dedicação e qualidade. 


A Elisabete tem a jovialidade dos da minha geração tendo a idade da minha mãe. Nunca encontrei ninguém na minha profissão que trabalhasse tanto para a escola, durante quase todos os dias do ano e arranjasse sempre tempo para ouvir o colega, para resolver o pequeno e o grande problema, para apoiar nos momentos mais difíceis. Não me lembro de a ver exaltada em momentos de tensão, não me lembro de um capricho e, sobretudo, recordo a recusa do protagonismo e dos louros do trabalho que tantas vezes realizou sozinha, em condições muito adversas.


E por fim a Alice Costa. Deixámos de trabalhar juntos há três anos, mas a amizade permaneceu. É uma pessoa fantástica. Deixa saudades por todas as escolas onde passa e quem contacta com ela, em poucas semanas percebe a razão. Profissional dedicada e muito afetuosa com os alunos, rapidamente cria uma relação de cumplicidade que cativa qualquer jovem e o obriga a gostar daquilo que ela ensina. Alia a uma grande capacidade de trabalho, uma humanidade rara e uma sensibilidade incomum. Filha dedicadíssima e mãe de eleição, desdobra milagrosamente o tempo e faz feliz muita gente quase todos os dias. É um prazer ser seu amigo.

Além destes quatro, há muitas mais pessoas que considero muito e que enchem os meus dias de alegria. Nestes quatro simbolizo a grande importância que atribuo à amizade na felicidade individual. Os nossos dias são tanto mais especiais quanto mais os enchemos de amigos. Saber fortalecer esses laços, regando as flores únicas do nosso jardim é uma sabedoria que se exercita todos os dias e que nos compensa sempre.
Gabriel Vilas Boas


2 comentários:

  1. Muito obrigado Gabriel. Acho que nunca tinha tido o privilégio de ter alguém a escrever sobre mim.
    E muito menos a dizer bem :)
    Abraço primo.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo tudo o que escreves. Bonita homenagem aos amigos que personificas neste lote de primeira água. Desconhecendo um... arrisco. ;)

    ResponderEliminar