A frase é do controverso Gerard Piqué, jogador do F.C. Barcelona, um assumido independentista, que nos últimos dias tem sido fortemente insultado, contestado e instado a abandonar a seleção espanhola, dado o assumido independentismo catalão que nos últimos dias voltou a professar com convicção.
Podemos acusar Piqué de tudo (provocador, divisionista, arrogante…) mas nunca o poderemos acusar de hipocrisia. Nunca gostei muito de Piqué, sobretudo pela maneira acintosa como provocava Madrid, desprezando quanto isso feria toda a Espanha, mas nos últimos dias tenho de reconhecer que o vejo com outros olhos. Sobretudo, pela coragem e lucidez com que abordou o caso do referendo, partindo do seu emblemático caso pessoal.
Voltou à frase de Piqué e completo-a: “A Catalunha é o filho de 18 anos que quer sair de casa. O governo de Espanha tem que se sentar e falar com o filho, ou ele vai embora.”
Piqué tem razão! O governo espanhol tem mesmo que se sentar com o seu filho rebelde. Ele já é maior de idade. Não o pode tratar como um miúdo, porque pior do que perder a sua presença é perder o seu coração e a sua alma. E essa ainda é resgatável. É o próprio Piqué que implicitamente o admite.
Se Rajoy e Filipe VI se limitaram a ser filhos de Franco, então a maioria silenciosa cairá para o lado dos independentistas. Ainda há tempo e algum espaço de manobra, mas não é possível empurrar, com a barriga, o problema nem pensar que isto passará. 90% dos que votaram querem a independência. Não me digam que todos estes são uns inconscientes e não sabem o que fazem, que não é verdade.
A janela de oportunidade do governo e do Rei de Espanha são os 57% que se abstiveram. São elas que podem dizer que o referendo não é vinculativo e são eles os parceiros de Espanha na Catalunha que Filipe VI tem de convocar e convencer, mostrando que permanecer é mais vantajoso que partir.
Piqué disse que a Catalunha é um filho de Espanha. É por aí que Filipe e Letícia têm de começar a sua luta de defesa da unidade de Espanha.
GAVB
Falta dizer que o filho que quer sair de casa tem 20% do PIB ,por isso é um grande sustento da " dita" casa.Aliás é aqui neste aspecto que Madrid está preocupado.
ResponderEliminar