Etiquetas

sábado, 28 de outubro de 2017

UM GESTO PERFEITO CONTRA O ANTISSEMITISMO


O tema do antissemitismo voltou esta semana à agenda mediática, por causa da fação mais nazi da claque da Lázio, um dos grande clubes do futebol italiano e o segundo maior da capital. 
No clássico com o maior rival de sempre, a Roma, os fanáticos adeptos da Lázio resolveram exibir uma tarja, onde Anne Frank aparece vestida com o equipamento da Roma, equipa arqui-inimiga da Lázio. Inimiga, porque para estes adeptos da Lázio não existe clube rival ou sequer o conceito de adversário.

Mais do que provocar o adversário, os adeptos mais temidos da Lázio quiseram passar uma mensagem política de ódio aos judeus e sancionar o holocausto de que estes foram vítimas às mãos dos nazis.


No meio de tão infeliz e macabro episódio, surgiu um gesto sublime que devia ter sido muito mais ampliado pela comunicação social: poucas horas depois do acontecido nas bancadas do seu próprio estádio, o presidente da Lázio, Lotito, dirigiu-se à sinagoga de Roma, acompanhado dos jogadores da equipa de futebol, e lá depositaram uma coroa de flores, como forma de pedir desculpas pelo comportamento xenófobo dos adeptos do seu clube. 

Na ocasião, o presidente laziale declarou que rejeita por completo a utilização do clube para fins antissemita e que patrocinará, anualmente, a visita de 200 jovens adeptos da Lázio a Auschwitz, para que jovens romanos percebam melhor a barbárie cometida pelos nazis e que os inqualificáveis membros da claque Irredutibli apregoam como boa.



Como os líderes da comunidade judaica romana acharam a ação insuficiente (“Não resolve tudo com um tributo floral”), Lotito cedeu as imagens do circuito interno de televisão à polícia para que esta identificasse nominalmente os autores do lamentável ato antissemita. 
E no jogo seguinte todos os jogadores da Lázio entraram em campo exibindo uma camisola branca com o rosto de Anne Frank.

O gesto do presidente é de louvar e desafia todos aqueles que gostam de desporto a seguir-lhe as pisadas, pois o que se nota mais, atualmente, é um clima de ódio e crispação permanente entre adeptos dos principais clubes de futebol.
GAVB

Sem comentários:

Enviar um comentário