Etiquetas

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ACCOUNTANT - ACERTO DE CONTAS


É certo que ver Ben Affleck com problemas no relacionamento interpessoal é algo estranho, mas é o que acontece em Accountant – Acerto de Contas, o prestigiado ator americano interpreta o papel de um contabilista eficaz e muito apreciado por clientes cheio de dinheiro, mas ligado ao mundo do crime.
Christian Wolff (Bem Affleck) fora uma criança a quem fora diagnosticado autismo em criança mas cujo pai recusou tratamento médico adequado, para o ensinar, de uma maneira muito sua, a defender dos vários ataques que sofreria durante a vida.


Ao longo do filme, haverá vários momentos em que o realizador mostrará a relação sofrida que Wolff teve com o pai, o sofrimento que foi ver a mãe partir e as consequências do autismo no seu comportamento. Christian sempre teve noção clara para quem fazia contabilidade criativa, aproveitando os furos da lei e por isso se protegia. Não era o dinheiro que o movia, mas o prazer da matemática que nele funcionava com uma anormalidade encantadora.
Quando percebe que está a ser investigado por um agente da Divisão Criminal da Divisão do Tesouro, o protagonista aceita um trabalho aparentemente mais limpo – descobrir um erro na contabilidade da insuspeita Living Robotics. Wolff descobre onde estava a origem da fraude, mas foi despedido. Inexplicavelmente sucedem-se várias mortes, como se alguém quisesse encobrir aquilo que Christian tinha descoberto.


A sua ânsia de proteger os inocentes apanhados neste fogo cruzado de interesses acabará por levá-lo ao reencontro consigo, com a sua família, com os seus traumas de infância, fazendo o espectador refletir muito mais no problema do autismo do que na trama da história.

Accountant não é um filme para levar a família, mas é um filme intenso, por vezes algo violento, inquietante e muito bem protagonizado por Bem Affleck, um ator que já só faz aquilo que quer fazer no mundo do cinema. E nem todo o tipo de filmes lhe interessa. Depois da grande realização em «Argo» segue-se Accountant, um filme a ter em conta. 
Gabriel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário