Um dos quadros que mais admiro do pintor
francês Claude Monet é TERRAÇO EM SAINTE-ADRESSE, um óleo de 1867. Nele podemos
observar claramente a sua maior fonte de inspiração: a luz.
No verão de 1867, Monet não tem dinheiro
suficiente para viver e comprar material para pintar. Decide então fingir o
rompimento com Camille, o grande amor da sua vida e prestes a dar à luz o seu
primeiro filho (Jean nasce a 8 de agosto de 1867), para poder voltar a usufruir do apoio da
família, que o acolhe novamente. Monet passa o verão de 1967 na casa da tia, em
Sainte-Adresse.
Tinha sido em Sainte-Adresse, no verão
anterior, que Monet descobriu o tema dos jardins. As flores cultivadas, as suas
cores e o seu vigor fascinam-no e são um tema que permite o estudo da luz.
Na tela Terraço em Sainte-Adresse, as flores
e luz reúnem-se com outra grande inspiração de Monet, a água. A par dos
elementos naturais, Monet mete na cena, em primeiro plano, o pai. Ele é o
senhor sentado e com um panamá na cabeça. As outras figuras são também seus parentes: a
prima Jeanne Marguerite Lecadre e o pai desta, o Dr. Lecadre, ambos junto ao
muro, e Sophie (irmã de Jeanne), mulher sentada de costas para o espectador.
Monet pintou terraço, mar e céu como três
bandas distintas em que as três zonas horizontais da composição parecem
aumentar em paralelo com o plano de imagem, em vez de recuo para o espaço. Esta
técnica não só cria uma tensão subtil resultante da combinação de ilusionismo e
os bi-dimensionalidade da superfície, como enfatiza a superfície plana da tela. Esta técnica constituía uma grande ousadia para a época.
Monet costumava chamar a esta tela “a
pintura chinesa em que há bandeiras”, pois a construção deste quadro teve uma
forte influência do quadro Pavilhão Sazai do Templo dos Quinhentos Rakan
(1829-33) de Katasushika Hokusai, onde já era evidente uma sobreposição de
níveis horizontais.
Atualmente, este maravilhoso quadro de
Caude Monet está em Nova Iorque, num dos mais importantes museus do mundo, o
New York Metropolitan Museum of Art, desde de 1967.
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