O Edpcooljazz 2015 apresenta um dos melhores cartazes de sempre. Esta semana, as noites de Oeiras estão cheias da magia da grande música, produzida por autênticas lendas como Mark Knopfler, Lionel Richie, Melody Gordot ou Caetano Veloso & Gilberto Gil.
A noite de hoje enche o Parque dos Poetas com a sonoridade ímpar da guitarra de Mark Knopfler. Quase a fazer 66 anos, o britânico, que encantou a nossa juventude quando liderou o Dire Straits, vem a Portugal apresentar o seu nono álbum a solo, Tracker.
Considerado pela revista Rolling Stone um dos melhores guitarristas de sempre, Knopfler persiste na nossa memória pelo que fez enquanto guitarrista e vocalista dos Dire Straits na década de oitenta do século passado. Músicas como Money For Nothing, Sultans of Swing, Brothers in Arms, Walk of Live, Romeo & Juliet, Tunnel of Love, So Far Away, fazem parte do nosso património emocional. Knopfler sabe disso e costuma guardar um quarto dos seus concertos para revisitar essas gratas memórias de um grupo mítico da música pop do século XX.
No entanto, é preciso ter a consciência que os Dire Straits terminaram há vinte anos e desde então Mark tem percorrido o seu caminho a solo, fazendo vibrar a sua guitarra em solos magníficos, onde se nota a influência da música celta bem como elementos do folk e country norte-americanos.
De qualquer maneira, Wherever I go, a guitarra de Mr. Knopfler será sempre aquele brother in arms, que nos devolverá à inocência apaixonada de um Romeo & Juliet, e nos fará acreditar que true love will never fade. O importante é saber walk of life com o virtuosismo com que Mark Knofler exprime emoções a partir da sua guitarra.
Se não puderem apreciar ao vivo este regresso de Mark Knopfler, não fiquem so far away da sua música. Desliguem o barulho das luzes, passem a mão pelo veludo das memórias do dia e sorvam cada música como uma bebida única.
Gabriel Vilas Boas
Sem comentários:
Enviar um comentário