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quinta-feira, 29 de maio de 2014

DA ARTE, DA PINTURA, DE ACÁCIO LINO

Acácio Lino, 1878-1956

Ainda este ano, o meu amigo Manuel de Sousa, autor da página do Facebook Porto Desaparecido, que eu recomendo vivamente, organizou para os meus alunos um percurso pedestre pela cidade do Porto, Património Mundial da Humanidade. O dia estava belíssimo e o passeio, temperado pelas intervenções brilhantes do meu colega dos bancos da faculdade, agradou. A zona histórica da cidade é deslumbrante e recheada de segredos inesperados; foi assim que depois da visita à estação de S. Bento, rica pelos seus painéis de azulejo, entrámos na pastelaria Serrana. Esta visita não estava prevista no guião mas o Manuel de Sousa insistiu, dizendo que iríamos gostar, uma vez que o grande grupo era amarantino"tal como o autor da tela que decora este estabelecimento."- Disse.
 De facto, o belo espaço interior contrastava com a fachada do que parecia ser uma simples confeitaria da rua do Loureiro. E o seu teto absolutamente único destacava-se porque decorado por uma tela de Acácio Lino, encomendada em 1912 para a Ourivesaria Cunha, famosíssima nos inícios do séc. XX.

Tela centenária de Acácio Lino, Pastelaria Serrana, Porto

Este nosso conterrâneo, formado na Escola de Belas–Artes do Porto, natural de Travanca, Amarante, onde nasceu em 1878,deixou a sua marca um pouco por todo o lado. Aluno de Marques de Oliveira e colega naquela escola de Aurélia de Sousa e de António Carneiro, terminou a sua formação com distinção. Viajou até Paris uma vez que havia ganho uma bolsa com a pintura “Camões junto ao túmulo de Natércia”.

Destacado naturalista mas também exímio na pintura histórica, podemos encontrar as suas telas no Museu Grão Vasco, no Museu Nacional Soares dos Reis ou no Museu José Malhoa. O Palácio de S. Bento abriga também a Sala Acácio Lino que serve de gabinete de trabalho a um dos grupos parlamentares que acede sempre de forma solícita a que os meus alunos a visitem, de cada vez que nos deslocamos a Lisboa.

Pintura mural, Batalha de S. Mamede, Sala Acácio Lino, Palácio de S. Bento


O Museu Amadeo de Souza-Cardoso dedica-lhe uma sala e a mais recente Casa Museu Acácio Lino, em Travanca, é também um espaço de excelência onde o nosso encontro com aquele artista pode ser bastante produtivo.
Dele aprecio sobretudo a sua faceta naturalista. Não vou hoje dissertar sobre esta corrente ou escola. Apetece-me apenas deixar-vos com algumas das obras deste amarantino e colori-las com alguma poesia. Não que elas tenham amarelecido com o tempo, num desmaio inoportuno. Apenas porque entendo que poesia combina com pintura. E porque, para mim, estes versos de Henrique Monteiro vem a calhar: coroam as paisagens sonhadas por Lino e transportadas em pinceladas seguras de mestre para telas inesquecíveis, que não devemos ignorar.

Acácio Lino, Paisagem com rio,1922,óleo s/tela


 1.

Que é
da ternura fluvial
do verão,
do entardecer das aves
de lume carregadas?

Que é
do silêncio verde
de teus olhos,
dos areais de esperança
a sul do esquecimento?

Que é
Do fulgor das naves?
Que é
do secreto vento?
Henrique Monteiro, Poemas do Rio Sem Viagem, in Cadernos do Tâmega



Acácio Lino, Entardecer, 1916, óleo sobre madeira


2.
Que é
desse vento,
amor,
de que falavas?

Em que
colina
acesa
em que
giesta
ardente
adormeceu?

Que é
desse vento,

amor?
Henrique Monteiro, Poemas do Rio Sem Viagem, in Cadernos do Tâmega
(continua)

Rosa Maria Alves da Fonseca




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