Luiz de Freitas Branco é autor de uma vasta obra musical muito pouco divulgada e por isso mesmo praticamente desconhecida.
Nasceu em Lisboa em 1890 e aí começou os seus estudos musicais de piano e violino, aos quais se seguiu o interesse pela composição tendo prosseguido os seus estudos na Alemanha, mais precisamente em Berlim. Daí partiu para Paris onde conviveu com Claude Debussy e contactou com o movimento Impressionista, que irá influenciar a sua obra.
Acompanhou a estética musical da sua época. Na sua produção musical encontramos, entre outras, obras para orquestra sinfónica, instrumentos solistas, música de câmara e coro.
Morreu em Lisboa em 1955 deixando um número considerável de peças que raramente são interpretadas em concerto. Nos conservatórios de música ainda se vão ouvindo, já que, sendo obrigatório tocar peças de autores portugueses, de vez em quando os professores seleccionam uma ou outra de Luiz de Freitas Branco.
É lamentável que não se dê o devido valor aos nossos compositores que ao longo dos tempos foram deixando um grande legado a este país. Os intérpretes têm a obrigação de continuar a divulgar a música portuguesa, incluindo nos seus recitais obras de compositores portugueses. Alguns já o fazem, mas precisamos de mais, para que a nossa música seja mais difundida.
Margarida Assis
GOSTEI MUITO DO TEXTO, LIDO AO SOM DE... LUÍS DE FREITAS BRANCO!!! ADORO MÚSICA! PARABÉNS.
ResponderEliminar