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sábado, 10 de maio de 2014

A LUZ E A ARQUITETURA

O entendimento e domínio da luz têm sido uma preocupação constante ao longo da história da arquitetura, sendo abundantes os exemplos inspiradores. O conhecimento da combinação adequada entre as fontes de luz, direta e indireta e o seu tratamento expressivo trazem infinitas possibilidades em arquitetura.
 

 
 
 
 


A luz pode modificar o modo como percecionamos o elemento arquitetural, e pode igualmente criar novas perspetivas, gerar cadências, dar mais ênfase ou mesmo produzir ilusões arquitetónicas. Assim podemos dizer que a luz é uma das “qualidades” do espaço arquitetónico. É possível transformarmos a forma como percebemos um determinado espaço utilizando a luz para alterar as qualidades do mesmo.
Em “Forma, espaço e ordem” o arquiteto F. Ching, qualifica a luz quanto à sua qualidade, apelidando de Luz sólida  aquela que permite compreender o limite entre o que está na sombra e aquilo que não está, e de Luz difusa  aquela que torna mais difícil de apreender e distinguir na totalidade o que está na sombra e o que está em luz.

 
Também se pode qualificar a luz em termos de densidade e intensidade e direcção. Quanto à direcção, temos a Luz Horizontal, a Luz Diagonal, a Luz Vertical
A luz horizontal, que penetra por um plano vertical, foi a única utilizada desde os tempos mais remotos.
A luz diagonal, que entra por uma parte mais elevada, foi utilizada já nas construções góticas, nos edifícios altos com janelas igualmente altas para que a luz diagonal pudesse entrar.
A luz vertical é a entrada de luz vertical por um plano horizontal, sendo utilizada em pleno com os avanços técnicos dos séculos XIX e XX.

 
Deixo-vos abaixo alguns dos muitos exemplos de obras e arquitetos que trabalham a luz!



 
Óscar Niemeyer utilizava a luz natural como ferramenta para a ordenação dos espaços e formas, e como meio de expressão e significado. Nos seus projetos, deu expressão à luz que, além de revelar o contraste entre a forma e a sombra,também enfatizava a leveza do conjunto.
Ex: Os volumes sob o sol, o forte contraste entre áreas iluminadas e áreas sombreadas, o recorte da figura sobre o fundo.


Para o arquiteto espanhol Alberto Baeza, as componentes principais da arquitetura são a Gravidade, que constrói o espaço, e a Luz, que constrói o tempo. Pretende que as suas obras transmitam a cadência do tempo que marca a natureza, articulando os espaços com a luz do percurso solar.


 O arquitecto japonês Tadao Ando dá um especial protagonismo ao uso da luz solar nos seus projetos. Concebe espaços, onde as aberturas e os encerramentos são pensados meticulosamente, de tal forma que possibilitam, ou não, a passagem da luz natural em determinados momentos, criando assim um especial destaque ao espaço projetado

 
Siza Vieira é apelidado de “escultor da luz”, trabalhando a luz e os jogos entre luz e sombra como poucos.
A arquitetura, para Álvaro Siza, está intrinsecamente ligada à luz, assim como o aproveitamento da iluminação natural consegue fazer realçar a composição de volumes, diferenciando os espaços e fazendo desfrutar das formas, cores e texturas dos edifícios e suas envolventes.
Teresa Beyer

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