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sexta-feira, 7 de março de 2014

DEUS CRIOU A COR, A ARQUITETA TRABALHOU-A

Dada a importância que julgo ter a problemática da utilização da COR na Arquitectura, este “post” aborda a correta utilização das cores como importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam.
A cor é um dos elementos primordiais para a criação e definição dos espaços, sendo encarada como forma de expressão, tendo uma simbologia própria.
A percepção das divisões, de um qualquer edifício, é influenciada pela cor, que afecta a noção de tamanho e formato do espaço.
 A cor também é responsável pelas sensações que o ambiente proporciona. A aplicação correcta das cores pode aumentar a eficácia nas diversas actividades, estimular o intelecto, reduzir ou aumentar a luminosidade, diminuir o esforço visual, contribuir para a segurança e como já foi referido, ampliar ou reduzir espaços.
As sensações que a cor produz levam-nos a classifica-la como tendo uma qualidade térmica puramente psicológica. Dizemos, assim, que existem cores quentes (vermelho, laranja) e cores frias (verde, azul).

Exemplos de como as cores são importantes auxiliares para modificar as superfícies e os volumes.
(A) uma cor escura no chão traz certamente uma solidez ao espaço de uma divisão, mas reduz a sua superfície.

 (B) No tecto, a cor escura baixa a altura do pé direito; na parede dá uma profundidade misteriosa ou então aproxima o plano, mas no caso de ser usado nas quatro paredes “aperta” o espaço.
(C) para corrigir uma má proporção (um quarto muito longo ou muito estreito) a cor escura colocada na parte a aproximar e a cor clara sobre a parte que queremos alargar, transformam ao olhar a proporção geral. Elas podem modificar a luminosidade de uma dependência.
As cores absorvem e refletem a luz de maneiras muito diferentes. Uma cor clara no chão dá a impressão de uma superfície maior; no tecto ela aligeira e dá altura; posta sobre as quatro paredes alarga o volume geral, por isso ela é recomendada para as dependências pequenas.


(D) Regra geral, o branco, os amarelos, os beijes, são luminosos e podem alegrar agradavelmente uma dependência escura e não precisam de muita luz no período nocturno.

(E) os beijes escuros, os rosas, os bordeaux e os cinzentos pálidos absorvem mais a luz e reflectem menos.
(F) Os azuis, os verdes e todos os derivados precisam de mais luz para vibrar, quer seja de dia ou de noite. Convém empregá-los em locais bem expostos e que tenham grandes aberturas para o exterior. No chão, os tapetes claros dão luminosidade enquanto os tapetes escuros escurecem, o que é de evitar em ambientes mal iluminados.
Harmonia indispensável
Para conseguir dar num espaço uma atmosfera agradável é necessário compor uma harmonia a partir de todos os elementos: cortinas, sofás, tapetes, …
 Caso opte por uma maior “liberdade”, pode-se escolher duas ou três cores de base às quais se juntam as cores neutras, branco, preto e cinzento.
De entre as cores de base, as cores dos móveis, tal como a do chão, contam sobretudo quando as dependências são pequenas. A harmonia pode ser policromática (ex: verde vermelho cinza, ou, azul ouro negro). Ela também pode ser composta de dois ou três cores muito próxima no das cores (ex. amarelo esverdeado, verde amarelado e verde).
Ou então, composto por “dégradés” de um tom que vai aclarando com a cor branca(ex. castanho, camel e beije). Esta harmonia monocromática precisa, na sua delicadeza, de ser sustentada discretamente por um pouco de branco, de cinza e de preto que separam os tons e evitam que eles se confundam.

Aqui deixo algumas ideias / dicas que podem ajudar a melhor compreender esta temática.
Se tiver receio de arriscar numa cor, tente primeiro “pintalgar” o espaço com a cor eleita, com objectos decorativos, almofadas, puff’s, quadros. Ou então arisque mais um pouco e escolha uma parede, em que foque toda a sua atenção. Tem de ter em conta que essa parede irá realçar tudo aquilo que sobre ela estiver colocado.
Também há que ter em atenção que, em casas pequenas, se conseguirmos que o pavimento seja todo igual, o espaço vai parecer maior, pela continuidade de cor. Ele vai dar a noção da continuidade de espaços.
Cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e fortes reduzem o espaço porque dão sensação de proximidade, as frias (azul, verde, violeta)e claras, pelo contrário, dão a ilusão de profundidade, ampliando os ambientes. Os primeiros serão de evitar em quartos, visto estes terem um aspecto excitante e acelerador, precisamente o contrário das cores frias, que remetem ao relaxamento e tranquilidade.
Para tornar mais aconchegante, recorra a tons quentes.
A sala de estar, por exemplo, fica mais agradável em tons um pouco mais quentes do que toda branca, mas atenção com a cor que escolhe para fundo da televisão, pois esta influencia o visionamento correcto das imagens.
Uma parede colorida numa sala quadrada ajuda a quebrar a simetria. As cores também podem dividir ambientes, como são os casos de salas que servem de estar e de jantar. Uma única parede pintada num tom forte ajuda a delimitar a área de refeições. Para aproximá-la, use cores quentes. Se a intenção for afastá-la, frias.
Para quem quer estar na moda, é ir ver a pagina da Pantone!!! 
Teresa Beyer

6 comentários:

  1. O post está muito interessante ao abordar, no concreto!, a problemática do uso da cor. Mas cor interior de casa, para mim, será sempre branco. Imaculadamente branco! A cor é acrescento posterior, só vem depois.

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    1. O branco é eterno, é a primeira opção normalmente, no entanto o branco conte em si muitas outras, o imensidão, o magnólia, o gelo, etc etc etc...as hipóteses são imensas. T.B.

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  2. A postagem é muito bela para mim!!! Adoro as divisões das casas de cor branca ou beije. Mas há salas, que uma parede pintada com uma cor quente ( laranja ou vermelho escuro ) ficam espetaculares. Se for uma sala com uma Lareira em Pedra, esta parede pintada fica maravilhosa!!! Obrigada.

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    1. Obrigada. Portugal tem a tendência para os brancos, quer nos interiores quer nos exteriores, poderá ver-se uma casa ou outra com cores nas paredes mas habitualmente escolhe-se entre o branco e o beije (um pouco mais quente) para posteriormente se colocar uns quadros, ou fotografias. Pensa-se que uma cor iria "perturbar" a visualização dos quadros, mas é curioso que num dos mais espectaculares Museus espanhóis use cores nas paredes, e elas não "abafam" as telas...já repararam?! (falo do Museu do Prado, Madrid). Também não é vulgar ver-se casas pintadas exteriormente de vermelho, azul, rosa, verde, como existem em tantos países eslavos. Como um amigo me disse: "vocês são da terra das casas brancas e telhados vermelhos"... T.B.

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  3. Eu também amo o branco! Mas há uns anos, cansei-me e resolvi pintar as salas da minha casa de bege e a parede da lareira de uma cor de vinho Bordeaux, bem ousada. E toda a gente gosta, a sala ficou muito mais aconchegante. Muito obrigada pelas dicas e pelo simpático texto.
    Rosa Maria Fonseca

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    1. Obrigada. Deve ter ficado muito bonita, são cores que ligam muito bem e que fazem ambientes muito acolhedores e com um toque de sofisticação e ao mesmo tempo de clássico. T.B.

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