Etiquetas

sábado, 29 de março de 2014

MOMENTOS DE GLÓRIA

Verdadeiramente memorável: a história colocada em filme, a realização, o desempenho dos atores.
Momentos de Glória relata a história de dois jovens: um protestante escocês, filho de missionários, e um judeu estudante em Cambridge. Ambos eram heróis do mais formal país do mundo nos Jogos Olímpicos de Paris, 1924 – a Inglaterra.
                Este extraordinário filme britânico, belíssimo na abordagem, parte duma história verídica e evoca os tempos em que os homens podiam pensar em ganhar, contando apenas com a sua enorme força de vontade.



           Momentos de Glória é também o elogio de jovens “párias” que se afirmam numa sociedade inglesa, dominada pelo cinzentismo elitista disfarçado de fleuma, enquanto ainda recuperava das feridas do Primeira Guerra Mundial.
Este é um filme que vale por tudo: pelo que é contado, pelo que é visto (notável realização de Hugh Hudson) e pelo que é ouvido (Vangelis criou uma das melhores bandas sonoras de sempre e que serve de fio condutor a todo o filme).
Mais do que uma história sobre desporto, este filme é uma excelente reflexão sobre a natureza humana. Nele podemos apreciar a magnífica interpretação de Ben Cross, no papel do judeu Harold Abrahams, e de Ian Charleson, interpretando o jovem que se recusa a correr ao domingo devido às suas convicções religiosas. Os dois atores conseguiram performances dignas de nota, juntando a irreverência e generosidade da juventude com a determinação e persistência de quem corre por ideais.  Já o ator Ian Holm, representando o treinador de Abrahams, enche o ecrã em cada vez que aparece. Pragmático e hilariante, mas profundamente humano.
As performances de John Gieldgud e Lindsay Anderson, enquanto professores de Cambridge, também não destoam do nível geral de excelência.
Além do Óscar de melhor filme, Momentos de Glória foi distinguido pela Academia de Hollywood no que toca à banda sonora, ao guarda-roupa e ao argumento original.
Para mim, Momentos de Glória será sempre um dos melhores filmes de sempre da história do cinema, porque mostra o que o desporto tem de melhor para oferecer: capacidade de superação, a luta por ideais, valores; porque define o que deve ser o ideal olímpico; porque tem uma banda sonora que embeleza extraordinariamente a grandiosidade do filme; porque valoriza a amizade; porque me inspira muitas vezes…
Gabriel Vilas Boas.

2 comentários:

  1. EXCELENTE TEXTO SOBRE CINEMA: "MOMENTOS DE GLÓRIA"!!! TEM UMA BANDA SONORA MARAVILHOSA QUE EMBELEZA O FILME! VALORIZA A AMIZADE E DÁ INSPIRAÇÃO... GOSTEI. PARABÉNS GABRIEL.

    ResponderEliminar