Pedro Abrunhosa apresentou-se este fim-de-semana em dois concertos no Teatro Municipal de Vila do Conde, com lotação esgotada nos dois dias de espetáculo. E que espetáculo! Ganharam todos aqueles que lá estiveram e presenciaram um dos melhores concertos de sempre neste palco vilacondense. Ouviram-se não só os temas do último CD, Contramão, mas também temas mais antigos, que a assistência acompanhava num coro afinadíssimo, dirigido pelo próprio Pedro Abrunhosa.
Em palco estavam mais seis grandes músicos que constituem os Comité Caviar, e a tecnologia da Roland que os acompanha. Cláudio Souto sempre atarefado com os teclados, assim como Eurico Amorim, as guitarras e baixos com o Paulo Praça a jogar em casa, o Marco Nunes e o Miguel Barros, e na bateria, Pedro Martins.
Pedro Abrunhosa tem uma energia contagiante e mostrou mais uma vez ser um artista completo: cantou, tocou, declamou, gritou, sussurrou, dirigiu, saltou, interagiu com o público e percorreu toda a sala do teatro subindo pela plateia até chegar às galerias. Ao longo de mais de duas horas de concerto, todos se renderam ao encanto de Pedro Abrunhosa, que começou por cantar as suas baladas, algumas das quais ele próprio acompanhou ao piano, passando depois para as versões pop do seu repertório, conseguindo levantar toda a plateia dos lugares para que participassem no espetáculo. Ainda chamou para o palco o público, para o acompanharem no tema Pontes entre Nós, e as crianças presentes, para cantarem com ele o Rei do Bairro Alto.
As letras e as músicas são todas da sua autoria e dão-nos conta daquilo que é a sua observação da realidade. Por isso a crítica social e política estão lá, implícita ou explicitamente e Pedro Abrunhosa, nas suas sábias palavras, incita e apela à intervenção de todos, porque, nós não estamos sós e a tempestade há-de passar. A mensagem que o músico nos transmite no final é essa mesma: temos de tomar conta do que é nosso para que não venham outros fazê-lo por nós.
Não resisti a ir cumprimentá-lo ao camarim no final do concerto para o felicitar, e claro, autografar o último CD. Falámos de Amadeo de Souza-Cardoso e da sua relação com Vila do Conde e com os Delaunay. Pedro Abrunhosa é sem dúvida, uma pessoa fascinante.
Para audição e visionamento, aqui fica o videoclip do tema Para os Braços da Minha Mãe, do álbum Contramão.
Margarida Assis
O artista que mais canta o amor de maneira diferente...sem se tornar repetitivo e enfadonho. Adoro. Concordo quando diz que "Pedro Abrunhosa tem uma energia contagiante". Acho que irá fazer história no panorama nacional por se tratar de um grande escritor de letras e de ser, também, alguém que reflecte sobre o estado da sociedade.
ResponderEliminarEu sei que gostas muito do Pedro Abrunhosa. E ele faz muito por ser merecedor dos teus aplausos.
EliminarO Pedro Abrunhosa é fascinante e sedutor com as suas canções maravilhosas!!! Adorei a canção "Para os Braços da Minha Mãe"!!! Excelente texto! Parabéns.
ResponderEliminarObrigada. O Pedro Abrunhosa é uma pessoa excepcional. Para além de um grande músico, com formação clássica, passou depois pelo jazz e chegou à música pop com uma sólida base musical, é também um homem muito inteligente, culto e preocupado com os problemas do seu/nosso país. A cada disco novo surpreende-me com melodias tão bonitas que não paro de o ouvir.
EliminarGosto! Pena não ter assistido!
ResponderEliminarAnabela, a sala encheu, até o homem e a mulher invisível, como diz o próprio Pedro Abrunhosa, foram.
EliminarExcelente, o Pedro Abrunhosa.
ResponderEliminarVoámos em contramão - também lindo este poema... Parabéns, Margarida.
Gosto de todas, mas ouve com atenção Senhor do Adeus. Também é muito bonita.Obrigada pelos teus comentários.
EliminarO senhor do Adeus era aquele senhor que estava sempre no Saldanha, em Lisboa, a dizer adeus aos condutores que passavam. Que bela homenagem o nosso Abrunhosa lhe prestou!
EliminarO Pedro Abrunhosa é música e poesia, talento e sabedoria, tudo o que faz é genuíno e sentido, por isso consegue passar uma mensagem repleta de energia e toda ela contagiante! Estive presente no concerto de domingo e ele proporcionou-me uma noite deslumbrante que culminou com a possibilidade de o cumprimentar e de estar a seu lado!
ResponderEliminarParabéns e Obrigada Pedro por tudo ! Idalina Silva
É sem dúvida , uma dávida de DEUS , todos termos o orgulho de Pedro Abrunhosa ser PORTUGÊS.
ResponderEliminarEsta canção é muito bonita, mas o CD esta excepcional.
ResponderEliminarObrigado Pedro Abrunhosa pela qualidade , faz nos parar e assimilar a mensagem transmitida em todo o trabalho.
Maria José Avila
Obrigado Pedro Abrunhosa Lindas as tuas letras e músicas.Obrigado e Parabéns
ResponderEliminarPenso o mesmo acerca do Pedro Abrunhosa, Margarida.É um artista de excepção,sem dúvida.Assim como os teus textos.Beijinhos.
ResponderEliminarRosa Maria Fonseca