O
público é um elemento essencial do Teatro, do ponto de vista económico,
sociológico, motivacional, organizacional e da própria representação.
O público é o fim último da
representação teatral. Representa-se porque há público. É o público que
fundamenta a existência do teatro, pois é por causa dele que o texto dramático
se transforma em teatro.
Em todas as épocas o público foi
um elemento preponderante para o teatro. Na génese do teatro temos o público
que se reunia para adorar/celebrar os seus deuses através de rituais. Mais
tarde o público assume o papel de espectador da representação. Atualmente, o teatro
volta a envolver o público, o que significa um regresso feliz à matriz do
teatro grego que pressupunha que o público participasse ativamente no
espetáculo. Só assim ele o sente como seu, só desse modo se suscita a reflexão
e interpelação que o dramaturgo e o encenador almejam.
O teatro realista e naturalista
sentaram o público frente ao cenário e atribuíram-lhe uma função passiva. As
pessoas iam assistir, iam consumir um produto cultural.
Através do teatro, as elites sinalizavam o seu grau cultural e com isso
pretendiam afirmar o seu estatuto social e até económico. Ia-se ao teatro
também para exibir as toilettes, para conviver, para ver e ser visto,
por moda, por oportunidade. O teatro tinha público e prosperava. No entanto, ao
público estava vedada qualquer participação e representação. O espectador devia
vibrar, chorar, rir com o que via e ouvia, mas não interferir ou interagir.
Com o passar dos anos a situação
foi mudando. Primeiro, o teatro simbolista começa por atribuir um papel secundário
(mas ainda assim um papel) ao público. As peças continham elementos sugeridos,
que não estavam presentes em cena e que cabia ao público decifrar, imaginar.
Mais tarde, no século XX, o
teatro do absurdo e o teatro visual trazem um novo e arrojado conceito:
envolver o público diretamente na cena. Trata-se dum conceito muito exigente,
pouco seguro, mas altamente desafiante. Atores e encenadores não sabem como
reagirá o público nem tão pouco sabem se haverá público.
Perdido o glamour, a áurea, o
brilho que transportava consigo, o teatro perdeu imenso público para o cinema
(numa primeira fase) e para a televisão e internet, em fases posteriores. Ao
teatro não restava, pois, outra alternativa que não desafiar os seus fiéis, puxando-os para
dentro da representação. Até porque nada é mais aliciante para
o público do que atuar. E isso faz muito sentido no contexto social atual.
Nunca tanto o “Eu” teve necessidade de ser admirado pelos outros. Para o espectador
é altamente sedutor ser ator por uns minutos ou breves instantes.
Como
o fazer?
O
encenador pode alterar, até mais do que uma vez, durante a representação, o
lugar da cena e do espectador. Isso torna a cena aberta
e há novos e inusitados lugares de representação. Os atores movem-se e obrigam
o público a mexer-se, pois a ação é transportada para a zona do público.
Outra
técnica usada é recuperar a figura do narrador que, tal como fazia o coro no
teatro clássico, interpela o público diretamente. Temos o exemplo claro da Comédia à la Carte, onde os atores usam e abusam da improvisação, pois vão
construindo
a sua atuação conforme os sinais emitidos pelo público.
Outro
modo de fazer o público partilhar a representação é provocá-lo. Aqui a peça não
se importa apenas em agradar ao público, mas antes em despertar sensações e
sentimentos, sejam eles de repulsa, surpresa ou medo.
Em
conclusão, o Teatro reinventa-se e recupera parte da sua alma chamando o
público para a representação. Os gregos não o queriam apenas como espectador,
desejavam que ele fosse um outro ator.
Lentamente,
o público regressa ao anfiteatro para o espetáculo total.
Gabriel Vilas Boas
EXCELENTE TEXTO!!! O TEATRO PERDEU IMENSO PÚBLICO PARA O CINEMA, PARA A TELEVISÃO E INTERNET. EU ADORO TEATRO... MAS, HÁ QUANTO TEMPO, NÃO ASSISTO A UM ESPETÁCULO?! PARABÉNS GABRIEL.
ResponderEliminarComo já te disse, Ana, tens de ir ao teatro com alguma regularidade. Nem sabes o que perdes. Muito melhor do que qualquer "cineminha".
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